Parcela de importados no consumo total sobe para 12,9%

01/12/2006 21:12:50 –

2 de dezembro de 2006 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Estaminas (AE)

A participação dos bens de consumo importados no consumo total aumentou de 11,4% nos primeiros 11 meses de 2005 para 12,9% em igual período deste ano. As compras no exterior desse tipo de produto aumentaram de US$ 7,666 bilhões de janeiro a novembro do ano passado para US$ 10,885 bilhões este ano. Dentro dos bens de consumo, o destaque são os automóveis. As importações desses veículos aumentaram 130%, saltando de US$ 732 milhões de janeiro a novembro de 2005 para US$ 1,685 bilhão no mesmo período deste ano. A participação dos automóveis no total das importações se ampliou em 0,9 ponto porcentual, passando de 1,1% e alcançando 2,0%.

Já as importações de matérias-primas e bens intermediários, apesar de terem aumentado de US$ 34,618 bilhões para US$ 41,665 bilhões, tiveram sua participação no total das compras do exterior reduzidas de 51,6% para 49,5%, dos primeiros 11 meses de 2005 para igual período deste ano. Os bens de capital também tiveram aumento em valor importado, de US$ 13,945 bilhões para US$ 17,293 bilhões. A participação dos importados no consumo total desses bens caiu de 20,8% no ano passado para 20,5% nos primeiros nove meses deste ano.

Além dos bens de consumo duráveis, o grupo de combustíveis e lubrificantes ampliou sua participação no total de importações, de 16,1% para 17,0%. As importações deste grupo foram de US$ 14 319 bilhões nos primeiros onze meses deste ano enquanto no mesmo período do ano passado foram de US$ 10,804 bilhões.

Exportações recordes

As exportações de três categorias de produtos (manufaturados, básicos e semimanufaturados) bateram recorde para meses de novembro, para o acumulado de janeiro a novembro e para o período de doze meses. O destaque é dos produtos manufaturados. Eles tiveram exportações de US$ 6,398 bilhões no mês passado, 8 5% superiores a novembro de 2005. Com isso, as vendas ao exterior dos produtos industrializados somaram US$ 67,759 bilhões nos primeiros onze meses do ano, 15% mais que no mesmo período de 2005, e totalizaram R$ 73,997 bilhões em doze meses, com aumento também de 15%, mas nesse caso pela média diária e sobre o período de 12 meses imediatamente anterior.

Em produtos básicos, foram exportados US$ 3,412 bilhões no último mês (+7,9% mais que no mesmo período de 2005), US$ 37,081 bilhões de janeiro a novembro (+16,7%) e US$ 40,025 bilhões nos 12 meses acumulados até novembro (+18,8% pela média diária). As vendas a outros países de semimanufaturados cresceram 22,1% no mês passado ante igual mês de 2005, atingindo US$ 1,804 bilhão. Em 2006, elas somam US$ 17,627 bilhões, superiores em 21,9% aos dos primeiros onze meses de 2005. Em 12 meses, acumulam US$ 19 130 bilhões, com alta de 22,3%, pela média diária, sobre o período de 12 meses imediatamente anterior.

As vendas no mês passado se expandiram para todos os principais blocos econômicos em relação a outubro, com exceção da Ásia (-0 2%) e Estados Unidos (-0,3%). Houve crescimento de 19,9% nas vendas para a União Européia e de 19,5% para o Mercosul. Os maiores crescimentos proporcionais foram para Oriente Médio (82 5%), Europa Oriental (38,1%) e África (28%).

O ranking de produtos pelo valor das exportações de novembro ficou com o minério de ferro, em primeiro lugar, com US$ 794 milhões, valor 6,3% acima do de novembro de 2005, e óleos brutos de petróleo, em segundo lugar, com US$ 511 milhões, 7,3% mais que em novembro de 2005. Em terceiro no ranking geral estão os automóveis, com US$ 359 milhões em exportações, o que significa uma queda de 5% sobre o mesmo período do ano passado. Entre os produtos manufaturados, porém, os automóveis ainda estão em primeiro lugar.

As vendas de açúcar em bruto chegaram em quarto na lista geral, bem perto das de automóveis em valor, com US$ 352 milhões, porém com aumento de 31,5% sobre novembro do ano passado. Também foram as maiores exportações na categoria de semimanufaturados. O quinto produto com maiores exportações em novembro foi o café em grão, com US$ 339 milhões e alta de 53,6% sobre o mesmo mês de 2005.

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