Uma das maiores indústrias do ramo cafeeiro no Brasil, a Palini & Alves completa neste mês 28 anos de atuação. Sua trajetória foi marcada com arrojo e dedicação até culminar na liderança do mercado de máquinas agrícolas e processamento de café.
A empresa deu o pontapé inicial em março de 1979, em Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, com o objetivo de fornecer apoio técnico e equipamentos especiais a processadores de café no Brasil. Ao longo dos anos, a companhia investiu na fabricação de máquinas para processar outros grãos, como soja, milho, feijão e cacau. A nova aposta deu certo, e hoje ela representa 45% da produção nacional.
A Palini & Alves consolidou sua atuação no Brasil, com representantes espalhados de norte ao sul do país e se destacou pela customização de seus produtos e atendimento pós-venda, que oferece toda infra-estrutura e apoio técnico aos clientes.
Em 1996, o reconhecimento também veio do mercado mundial, quando a empresa passou a investir na exportação de seus produtos e serviços para países como a África do Sul, Alemanha, Austrália, Burundi, China, Estados Unidos, Equador, Egito, Espanha, Venezuela, entre outros.
Hoje, a empresa está presente em mais de 30 países.
Outro nicho em que a Palini & Alves se destaca é o de engenharia. Uma equipe especializada
está à frente na elaboração e execução de projetos detalhados para fazendas e usinas processadoras para as mais variadas capacidades de produção garantindo qualidade, alta tecnologia e assistência técnica, premissas que atendem às necessidades do cliente, e mantêm a empresa como referência no setor cafeeiro.
Investimento na base consolida empresa no mercado
A empresa não pára de crescer, e acreditando no potencial do País fez inúmeros investimentos em produção, pessoas e pesquisas. Visão empreendedora que levou a Palini & Alves a ampliar seu parque produtivo, em 25 mil m2, além do quadro de funcionários que saltou de 160 para 225 colaboradores, um crescimento de 40% em mão-de-obra. Para capacitar os novos funcionários a companhia fechou parceria com o Senai, na região de Espírito Santo do Pinhal, e vem oferecendo cursos profissionalizantes e treinamento qualificado.
Hoje, a fábrica é a mais moderna no Brasil com uma estrutura de área de 40 mil m2. A empresa
produz equipamentos para processar café arábica ou robusta, cafés naturais, cereja escascado
ou pergaminho. Serviços, que vão desde a pós-colheita até o café pronto para a exportação ou
para as torrefações.
Preocupada com as questões ambientais, a empresa antes de iniciar suas atividades no novo parque fabril, em fevereiro deste ano, desenvolveu todo sistema de proteção ambiental. Criou um sistema próprio de tratamento de efluentes, prevenção de poluição e garantiu todas as licenças ambientais para o funcionamento, além de incrementar melhorias contínuas dos processos.
Esta é a Palini & Alves, uma empresa que encanta pela qualidade dos seus produtos, investe e dá exemplo de crescimento ao país.