Palestras do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil abordarão os mais atuais temas de interesse do agronegócio café

A capital do Espírito Santo será sede, entre os dias 02 e 05 de junho próximo, do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O evento, promovido pelo Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café) e que este ano está sendo realizado pela Embrapa Café e pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), é voltado a pesquisadores, técnicos, professores, estudantes, extensionistas, lideranças de associações e cooperativas, empresários, produtores agrícolas e a todos os interessados no
desenvolvimento do agronegócio café. O VI Simpósio acontecerá no Centro de Convenções de Vitória, ES.


Durante o Simpósio, cinco palestras serão ministradas abordando os mais interessantes temas relacionados ao desenvolvimento do agronegócio café. A palestra Inteligência do café: aumento da competitividade e análise da concorrência será ministrada por José Dauster Sette. Formado em Ciências Administrativas pela Yale University e mestre na área de Finanças (MBA)
pela American University, de Washington, ambas dos Estados Unidos, José Sette é, desde novembro de 2007, chefe de operações da Organização Internacional do Café (OIC), segundo cargo na hierarquia funcional da entidade.


Outros palestrantes já confirmados são: Márcio de Miranda Santos (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE/Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT), que irá ministrar a palestra Dinâmica de integração entre agências de fomento e a pesquisa cafeeira; Manoel Vicente Bertone, secretário de Produção e Agroenergia (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA), que falará sobre Avanços do setor agroenergético e suas ameaças à cafeicultura; e Carlos Henrique Jorge Brando (P&A Marketing), na palestra sobre Pesquisa cafeeira na fronteira do conhecimento.


Painéis: qualidade e sustentabilidade
Além das tradicionais palestras, o VI Simpósio oferecerá este ano, aos seus participantes, painéis e mini-cursos com os mais diversos assuntos relacionados à sustentabilidade da produção e a qualidade do produto final. Cerca de mil pessoas irão participar do VI Simpósio, que terá como tema, nesta edição, Inovação Científica, Competitividade e Mudanças
Climáticas e irá contar com a apresentação de cerca de 400 trabalhos científicos e a visita ao Porto de Vitória e à indústria de café solúvel RealCafé.


O engenheiro agrônomo Luis Carlos Guedes Pinto, vice-presidente de agronegócios do Banco do Brasil, falará no painel Oportunidades para o agronegócio café. Guedes Pinto foi ministro e secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; presidente da
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); presidente dos Conselhos de Administração da Conab e da Embrapa.


O painel Avanços tecnológicos do café conilon: produtividade, qualidade e mercado será apresentado por Romário Gava Ferrão, pesquisador do Incaper e coordenador do Programa de Cafeicultura do Estado do Espírito Santo e da estimativa de previsão de safra de café daquele Estado.

Também participarão do painel Marcelo Silveira Netto, do Centro do Comércio de Café de Vitória e o agrônomo Charles Lambot, líder do Centre de Recherche et Développement Nestlé, em Tours, França.

José Rosalvo Andriguetto, coordenador geral do Sistema de Produção Integrada e Rastreabilidade do MAPA; o mestre em engenharia de produção Fernando Giachini Lopes, consultor do Instituto Totum, e Laércio Zambolim, professor da UFV. Estes serão os apresentadores do Painel Códigos de conduta.


O painel Revolução tecnológica: transferência de tecnologia sob a ótica da inovação será apresentado por Evaldo Vilela, secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Lúcio Brunale, chefe geral da Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa; e Aguinaldo José de Lima, coordenador geral de apoio às
câmaras setoriais e temáticas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


O último painel, Mudanças climáticas globais, será apresentado por Eduardo Delgado Assad, chefe geral da Embrapa Informática Agropecuária e que coordena vários projetos na área de mudanças climáticas e seus impactos na agricultura; Waldir Cintra de Jesus Júnior, diretor do
Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Roberto Antônio Thomaziello, pesquisador do Centro de Café ‘Alcides Carvalho’, do IAC.


Mini-cursos
Cinco mini-cursos serão ministrados para a capacitação e o aperfeiçoamento profissional dos participantes. O curso sobre Noções para elaboração de projetos de comercialização de créditos de carbono será dado pelo coordenador geral de mudanças globais de clima do MCT,
Mauro Meirelles de Oliveira Santos. Ele é engenheiro pós graduado em Gestão Ambiental e em Administração da Produção e participante da equipe que realizou o Inventário Brasileiro de Gases de Efeito Estufa.

Indicadores de performance de sustentabilidade para cafeicultura é o mini-curso que será ministrado pelos pesquisadores da área de agroecologia da Embrapa Meio Ambiente Miguel Ângelo da Silveira e José Maria Gusman Ferraz.


Vanildo Pagio, da Secretaria de Agricultura do Município de Conceição do Castelo, no Espírito Santo, dará o mini-curso sobre Noções básicas para Classificação de qualidade física e degustativa do café conilon. O coordenador de cursos lato sensu da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Ricardo de Souza Sette, ministrará o mini-curso sobre Gestão da propriedade cafeeira. Sette acaba de lançar uma publicação relativa ao assunto.Do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Abraão Carlos Verdin Filho, chefe da fazenda de pesquisa do Incaper, e Paulo Sérgio Volpi ministrarão o mini-curso sobre o Sistema de poda do café conilon.


Exposição Portinari


Não só de debates científicos será a programação do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil. O participante está convidado a participar da exposição “Cândido Portinari: num pé de café nasci”, do artista consagrado que mais retratou o café ao longo de sua obra. A arte será o foco da palestra de abertura, que trará uma explanação sobre o Projeto Portinari e será ministrada por João Cândido Portinari, filho do artista que descreveu em sua obra a nossa pátria, de rodas infantis às festas de São João. Ele levará um pouco da história de vida e arte do menino de Brodósqui que alinhava as lavouras de café e a robustez dos trabalhadores do campo com a destreza dos pincéis ou nanquim bico de pena. Uma forma de reverenciar o pintor que conseguia tornar terno o ambiente inóspito do solo desnudo ou de faces famintas de crianças brincando.


Autor da obra “O Lavrador de Café”, pintura que mede um metro por 80 centímetros e retrata um trabalhador negro em uma fazenda de café do início do século 1920, Portinari denota em 56 telas o seu interesse pela cafeicultura nacional. Outro quadro famoso é o “Café”, de 1935, que
retrata uma colheita de café com todas as suas particularidades. A razão desta recorrente inspiração pode estar em sua origem, já que em sua biografia o café figura em suas primeiras linhas. Filho de imigrantes italianos que vieram para trabalhar em lavouras de café em Brodósqui, no interior de São Paulo, cresceu em meio aos cafezais com mais onze irmãos.


No resgate de sua história, o café está em outras passagens relevantes. Em 1935, obtém a segunda Menção Honrosa na exposição internacional do Instituto Carnegie de Pittsburgh, Estados Unidos, com a tela Café, que retrata uma cena de colheita típica de sua região de origem. Com infância pobre e humilde, Portinari nem imaginava a projeção que suas obras ganhariam, caracterizada por traços refinados de uma realidade grotesca, expostas em diversas exposições nacionais e internacionais, merecedoras das mais importantes menções e prêmios.


A obra de Portinari é eclética, da temática social, cerne de sua trajetória, às imagens sacras, profanas e folclóricas. Quem já visitou o conjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, MG, teve a oportunidade de conhecer as famosas obras da Igreja de São Francisco de Assis, o mural São Francisco (do altar) e a Via Sacra, além dos diversos painéis de azulejo.
Sua técnica de murais chegou muito longe, como obra valorizada nos maiores centros artísticos do mundo. As pinturas de Portinari estão na sede da Organização das Nações Unidas, com o tema Guerra e Paz.

Oferecidos pelo governo brasileiro, os painéis, medindo 14 x 10m cada – os maiores pintados por Portinari – encontram-se no hall de entrada do edifício-sede em Nova York.


Programação completa do VI Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil.


02/junho/2009 – Terça Feira
13h às 17h – Credenciamento dos participantes
17h – Solenidade de abertura
18h – Pronunciamento do Governador do Espírito Santo – Paulo Hartung
18h 45min – Palestra de abertura: Portinari: num pé de café nasci – João Cândido Portinari
19h30min – Lançamento da marca do CBP&D/Café
20h – Coquetel de confraternização


03/junho/2009 – Quarta Feira
09h – Palestra 1: Criatividade científica e inovação tecnológica
Palestrante: Silvio Crestana – Embrapa
Moderador: Baldonedo Arthur Napoleão – Consepa
10h – Palestra 2: Inteligência do café: aumento da competitividade e análise da concorrência
Palestrante: José Dauster Sette – OIC
Moderador: Silas Brasileiro – Câmara dos Deputados
11h – Painel 1: Oportunidades para o agronegócio café
Apresentadores: Luís Carlos Guedes Pinto – Banco do Brasil
José Antônio Bof Buffom – Bandes
Coordenador: Celso Luis Rodrigues Vegro – IEA
12h30min – Almoço
13h30min – Painel 2: Avanços tecnológicos do café conilon:
produtividade, qualidade e mercado
Apresentadores: Romário Gava Ferrão – Incaper
Marcelo Silveira Netto – CCCV
Charles Lambot – Centre de Recherche et Développement Nestlé
Coordenador: Frederico Daher – Cetcaf
15h – Apresentação oral de trabalhos
16h – Sessão pôster
17h – Painel 3: Códigos de conduta
Apresentadores: José Rosalvo Andrigueto – MAPA
Fernando Giachini Lopes – Instituto Totum
Laércio Zambolim – UFV
Coordenador: Bernardo van Raij – IAC


04/junho/2009 – Quinta-feira
08h às 12h – Mini-cursos e visitas técnicas
Visita Técnica:
– Porto de Vitória
– Realcafé Solúvel do Brasil
Mini-cursos:
1- Noções para elaboração de projetos de comercialização de créditos de
carbono: Mauro Meirelles de Oliveira Santos – MCT
2- Indicadores de performance de sustentabilidade para cafeicultura:
Miguel Ângelo da Silveira e José Maria Gusman Ferraz – Embrapa Meio Ambiente
3- Noções básicas para classificação de qualidade física e degustativa
do café conilon: Vanildo Pagio – Secretaria de Agricultura de Conceição
do Castelo – ES
4- Gestão da propriedade cafeeira: Ricardo de Souza Sette – Ufla
5- Sistema de poda do café conilon: Abraão Carlos Verdin Filho e Paulo
Sérgio Volpi – Incaper
12h – Almoço
13h30min – Apresentação oral de trabalhos
15h – Sessão pôster
16h – Palestra 3: Dinâmica de integração entre agências de fomento e a pesquisa cafeeira
Palestrante: Márcio de Miranda Santos – CGEE/MCT
Moderador: Lucas Tadeu Ferreira – DCAF/MAPA
17h – Painel 4: Revolução tecnológica: transferência de tecnologia sob a ótica da inovação
Apresentadores: Evaldo Ferreira Vilela – SECTES-MG
Lúcio Brunale – AIT/Embrapa
Aguinaldo José de Lima – MAPA
Coordenador: Mirian Therezinha Souza da Eira – Embrapa Café


05/junho/2009 – Sexta Feira
08h30min – Palestra 4: Avanços do setor agroenergético e suas ameaças à
cafeicultura
Palestrante: Manoel Vicente F. Bertone – MAPA
Moderador: Antônio Nazareno Guimarães Mendes – Ufla
09h30min – Apresentação oral de trabalhos
10h30min – Sessão pôster
11h30min – Palestra 5: Pesquisa cafeeira na fronteira do conhecimento
Palestrante: Carlos Henrique Jorge Brando – P&A Marketing Internacional
Moderador: Ricardo Ferreira dos Santos – Secretaria de Agricultura do Espírito Santo
12h30min – Almoço
14h – Apresentação oral de trabalhos
15h – Painel 5: Mudanças climáticas globais
Apresentadores:
Eduardo Delgado Assad – Embrapa Informática Agropecuária
Waldir Cintra de Jesus Júnior – UFES
Roberto Antonio Thomaziello – IAC
Coordenador: Paulo Henrique Caramori – Iapar
16h30min – Encerramento e premiação dos melhores trabalhos


Mais informações:
Jurema Iara Campos (MTb 1.300/DF)
Fone: (61) 3448-4085 / (61) 9974-5642
E-mail: jurema.campos@embrapa.br
www.simposiocafe.sapc.embrapa.br/

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.