OPINIÃO – Um café com a marca da ousadia

12 de agosto de 2009 | Sem comentários Mais Café Opinião
Por: Café Point



Frederico de Almeida Daher
Engenheiro agrônomo Superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), no Espírito Santo.
 
 



O café conilon chegou ao Estado do Espírito Santo no bojo de uma grande crise sócio-econômica. Ao final dos anos 60 e início da década de 70, o Estado do Espírito Santo havia perdido 52% de sua área cafeeira pela erradicação governamental. Milhares de famílias tiveram que migrar para os centros urbanos, inchando suas periferias e até mesmo para outros estados da federação. O interior empobreceu e todas as tentativas feitas pelo abandono definitivo do café por outras culturas fracassaram.


Foi aí que surgiu, em São Gabriel da Palha, capitaneada pela então prefeito municipal Dário Martinelli, os primeiros viveiros e o plantio das primeiras lavouras do extraordinário café conilon. Rapidamente sua cultura expandiu-se, oportunizando, inclusive, o surgimento da Real Café Solúvel do Brasil, sustentáculo desse desenvolvimento inicial.


As resistências contra o conilon foram grandes (mais por desconhecimento do que por entendimento de suas virtudes). Independentemente de todos os óbices, a cafeicultura de conilon se expandiu e a produção avolumou-se a ponto de estarmos produzindo, hoje, mais de 8 milhões de sacas/ano.


Destaque-se, entretanto, que esse aumento vertiginoso da produção não foi por acaso, mas calcado num planejamento técnico-científico respeitável. Materiais genéticos de ponta foram e estão sendo selecionados ensejando o aumento significativo da produção com qualidade e produtividade.


Não satisfeito com todas estas conquistas, o setor público/privado do café conilon está priorizando os estudos para o estabelecimento de um PADRÃO BEBIDA que redundou em um trabalho de fôlego do CETCAF com a ABIC, onde 1.200 amostras de café conilon foram avaliadas e seus resultados apresentados no ENCAFÉ de Guarapari/ES em 2006.


Ali comprovou-se as características organolépticas do café conilon com notas na escala sensorial da ABIC que ultrapassaram a escala 8, inserindo o conilon na classificação de café gourmet. As conquistas não param por aí e novos materiais estão sendo estudados objetivando o alcance de marcas ainda maiores, na produtividade, na qualidade da bebida e no lançamento de cafés conilon puro com excepcional aceitação pelo mercado.


O setor de produção do café conilon não teme o futuro, está convencido do enorme espaço já conquistado e pretende caminhar para a conquista de horizontes ainda mais amplos.


Ressalte-se, por fim, que o café conilon cereja descascado já é uma realidade, com tendência de aumento meteórico de sua produção. Quanto à falácia de que se consegue produzir café conilon de baixo custo torna-se um atestado inequívoco de desconhecimento do setor. As novas tecnologias introduzidas aumentaram, em muito, a demanda por mão-de-obra, insumo cada vez mais oneroso no processo produtivo.


Outro equívoco, que de tanto ser repetido acaba tornando-se realidade é a questão da cafeína no conilon que, em casos extremos, chega a 2%, nada assim tão superior à cafeína contida no arábica, nos refrigerantes e no chá.


Em tempos de crise, “quando começa faltar o pão todo mundo briga e ninguém tem razão”.


 


Comentário


Adelino Thomazini
Com certeza a qualidade do Café conilon já começa a ser reconhecida, porém temos que difundir as boas práticas e tecnicas para a produção de um Conilon de qualidade. Outro ponto é a certificação de qualidade para café Conilon. Temos que implantá-la. O Vietnã já possui cafés certificados e com preços diferenciados. Não tenho dúvidas sobre o grande crescimento do Conilon qunto à qualidade nos próximos anos, porém é preciso um grande esforço para a difusçao de inofrmação junto aos produtores, associações e cooperativas, para que possamos ser também referência mundial em qualidade de Conilon.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.