Publicação: 17/04/08
Os auditores fiscais da Receita Federal vão voltar ao trabalho na Alfândega de Santos a partir de hoje em sistema de operação -padrão. A decisão foi tomada hoje em assembléia da Regional de Santos do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco Sindical).
De acordo com o sindicato, a decisão foi tomada principalmente por causa da grande quantidade de mercadorias acumuladas aguardando desembaraço nos terminais do Porto de Santos. A Unafisco Sindical alega que a decisão mostra boa vontade dos auditores e que a intenção da greve nunca foi atrapalhar o comércio exterior brasileiro, mas sim mostrar a importância dos fiscais.
Desde o dia 18 de março, os 250 fiscais lotados em Santos trabalhavam com apenas 30% do efetivo, quantidade obrigada pela lei. Agora, com a operação- padrão, 100% dos funcionários retornam ao trabalho, atuando, porém, em um ritmo mais lento que o normal, já que a mobilização nacional continua. A operação será mantida até pelo menos a próxima semana, quando a delegacia regional do sindicato realizará nova avaliação.