ONDA DE FRIO MAIS INTENSO É ESPERADA ENTRE 9 E 13 DE JULHO

Por: Blog do Café

Uma forte onda de frio deve alcançar as áreas produtoras de café no período entre 9 e 13 de julho. A Somar Meteorologia, segundo matéria de Tomas Okuda, publicada pela Agência Estado, informou que essa onda de frio será capaz de romper parcialmente o bloqueio feito por ventos em elevada altitude, que têm impedido a entrada de frentes frias.


No período, Londrina (PR) deve ter mínima de -1º C, “suficiente para queimar pés de café”, disse o meteorologista Celso Oliveira, da Somar. De acordo com ele, “o rompimento do bloqueio é parcial porque as temperaturas mínimas previstas para os Estados de São Paulo e Minas Gerais serão menos intensas”.


No oeste paulista, a mínima deve alcançar 3º C, enquanto no Sul de Minas a temperatura pode cair para até 5 º C, o que não é suficiente para danificar cafezais. Oliveira ressaltou que “as previsões podem mudar até lá, mas o clima deve ser monitorado pelos produtores”.


Ainda conforme ele, o clima nas regiões produtoras de café, nesta semana, deve ser semelhante ao da semana passada. “Há previsão de chuvas, mas sem frio intenso”. Ele anotou que temporais ocorrem, hoje, no Rio Grande do Sul, mas a massa de ar frio deve ficar restrita ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina.


O meteorologista explicou, também, que as correntes de jato, fortes ventos em elevada altitude (cerca de 10 mil metros), dificultam o avanço de frentes frias, formando um bloqueio, como um rio caudaloso que impede a travessia de uma margem para outra. As frentes frias avançam até certo ponto, causando chuvas.


A partir de amanhã à tarde, já são esperadas chuvas no norte do Paraná, que poderão acumular cerca de 20 mm em até quatro dias. No oeste de São Paulo, o volume acumulado deve alcançar 10 mm nesse período. Na Baixa Mogiana Paulista e no Sul de Minas, as chuvas devem acumular apenas 5 mm nos próximos dias.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.