Uma nova área no site e anúncios em grandes jornais nos EUA são algumas das ações que a empresa desenvolveu para comunicar os desafios e suas alternativas para se produzir mais e preservar mais
A Monsanto Company lançou, na semana passada, nos EUA, ações de comunicação que visam conscientizar as pessoas sobre os desafios que o planeta enfrenta, incluindo a necessidade de se dobrar a produção de alimentos até 2050. Elas fazem parte do esforço e compromisso da empresa em discutir com a sociedade as mudanças necessárias para atender à crescente demanda de produção de alimentos, ao mesmo tempo em que se conserve mais os principais recursos naturais.
Dentre as ações de comunicação desenvolvidas pela Monsanto estão a criação do site www.ProduceMoreConserveMore.com e um anúncio impresso, publicado em veículos voltados a empresas-líderes, consumidores e formadores de opinião, como o The Wall Street Journal, The New York Times e The Hill. A primeira peça levanta a discussão sobre como os agricultores, que hoje produzem 60% do suprimento de alimentos do mundo a partir de culturas não irrigadas, poderão produzir mais a partir de cada gota de chuva provida pela natureza. O tema é abordado á partir da pergunta do título “Como podemos tirar mais alimentos de uma gota de chuva?”
“A questão fundamental para a Monsanto e todas as organizações envolvidas em questões alimentares globais é como produzir mais, conservar mais e melhorar a vida dos agricultores”, afirmou Jerry Steiner, vice-presidente executivo da Monsanto. “Acreditamos que para a agricultura ser sustentável e servir às necessidades de nossa uma população, nós precisamos fazer as três coisas”, completou. Steiner destacou o papel dos avanços na agricultura para resolver os desafios da disponibilidade de alimentos, mudanças climáticas, demanda de energia e seca e reforçou “que aumentar a produtividade das lavouras em cada hectare cultivado é uma parte da solução. Conseguir maior rendimento em cada unidade de insumos é outra. Não há solução milagrosa ou uma única forma de alcançar tudo isso. Para lidar com esses desafios serão necessários os esforços de colaboração de diversas organizações trabalhando em conjunto”, declarou.
A iniciativa de conscientização reforça o compromisso de três pontos da Monsanto anunciado em junho de dobrar a produtividade de suas principais culturas até 2030, desenvolver sementes que exijam um terço a menos dos recursos por unidade até 2030, e ajudar a melhorar as vidas de outros cinco milhões de agricultores com poucos recursos.
A Monsanto investe US$ 2 milhões por dia em todo mundo em pesquisa e desenvolvimento para aumentar e proteger a produtividade agrícola. Estes investimentos se destinam a descobrir e oferecer as mais modernas tecnologias para melhorar a produtividade das lavouras, protegendo o meio ambiente e melhorando a vida dos agricultores que são seus clientes.
Ações também já acontecem no Brasil
Alinhada com as metas globais da Monsanto Company, também no Brasil a empresa desenvolveu uma campanha que visa fomentar a discussão na busca por soluções agrícolas inovadoras. Trata-se de um desafio aos pesquisadores, professores e estudantes de ensino universitário e técnico: o Prêmio Agroambiental Monsanto, cujas inscrições vão até 31 de outubro.
As propostas, que devem ser inéditas no Brasil e ainda não utilizadas comercialmente na agricultura brasileira, irão concorrer em duas categorias: pesquisador e estudante. “Queremos que o prêmio seja uma forma de fomentar o questionamento sobre a produção de alimentos e agricultura para o futuro e uma forma de comunicar-nos com segmentos da sociedade com os quais a Monsanto não tinha a tradição de fazê-lo”, observa Lúcio Mocsányi, diretor de Comunicação da Monsanto.
O regulamento completo e as fichas de inscrição podem ser obtidos através do site www.premiomonsanto.com.br. O canal interativo na Internet também dá acesso aos três programetes de 1 minuto de duração, estrelados pelo ator e diretor Danton Mello, ex-apresentador do Globo Ecologia, divulgando o prêmio e os benefícios ambientais da biotecnologia agrícola.
Sobre a Monsanto
A Monsanto está presente no Brasil há quase 60 anos. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas e sementes convencionais e geneticamente modificadas -, busca soluções que proporcionem aos agricultores melhor produtividade das lavouras, menores custos de produção e alimentos mais saudáveis.
Considerada por nove vezes consecutivas (2000 a 2008) uma das melhores empresas do Brasil para se trabalhar segundo guias divulgados pela revista Exame/ Você S.A e pela revista Época, e uma das 100 melhores da América Latina (2004, 2005 e 2006), emprega hoje cerca de 1,8 mil pessoas. Em 2007 também foi considerada uma das 20 Melhores Empresas para Estagiar pelo instituto Great Place to Work e uma das 50 melhores pelo CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola. Faturou R$ 2,7 bilhões em 2007, produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®) e, ainda, sementes convencionais de milho e sorgo (Agroceres e Dekalb). Anualmente, a empresa destina mais de R$ 3 milhões a projetos socioambientais em todo o Brasil.