CNC – Conselho da OIC apresenta rede de promoção ao consumo de café

24 de novembro de 2008 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção

Inf.nº 006/09/2008.CNC


Brasília, 26 de Setembro de 2008.


 


INFORMATIVO


Conselho da OIC apresenta rede de promoção ao consumo de café


Estatísticas, próxima Conferência Mundial do Café e programa de atividades também foram discutidos.


O Conselho Internacional da OIC (Organização Internacional do Café), em reunião realizada na tarde de ontem (25), em Londres (ING), apresentou a seus membros o programa de promoção para o consumo do café. Trata-se de uma rede virtual, dentro da qual várias comunidades discutem os interesses de toda a cadeia.


A rede opera em moldes similares aos do Peabirus (www.peabirus.com.br), em funcionamento no Brasil. Entre os objetivos principais, constam a promoção das origens e o aumento do consumo interno dos países produtores. A plataforma está em operação há quatro meses, contando, aproximadamente, com 200 membros de diversos países. Os interessados em participar da rede devem acessar o endereço eletrônico www.coffeeclubnetwork.com.


Na reunião de ontem, também foi discutido o programa de atividades da Organização Internacional do Café para o biênio 2008/2009. Dez itens foram sugeridos:


1) Promover a cooperação internacional em questões relativas ao café;


2) Proporcionar um foro para consultas sobre questões cafeeiras e maneiras de se alcançar um equilíbrio razoável entre oferta e demanda mundiais, em bases que assegurem, aos consumidores, o abastecimento adequado de café a preços eqüitativos e, aos produtores, mercados a preços remunerativos, que contribuam, em longo prazo, para um equilíbrio entre produção e consumo;


3) Criar um foro de consultas com o setor privado;


4) Facilitar a expansão e a transparência do comércio internacional do café;


5) Constituir um centro para coleta, difusão e publicação de informações técnicas, dados estatísticos, estudos e pesquisas;


6) Incentivar os membros a desenvolver uma economia cafeeira sustentável;


7) Promover, incentivar e ampliar o consumo de café;


8) Proporcionar análise e assessoramento no preparo de projetos que beneficiem a economia cafeeira mundial;


9) Fomentar a qualidade;


10) Desenvolver programas de informação e treinamento destinados a auxiliar a transferência de tecnologias relevantes aos membros da OIC.


Dentre os itens sugeridos, apenas o número 9 (fomentar a qualidade) não foi aprovado, pois, em suas atividades, consta a harmonização da Resolução 420 da OIC — que fixa padrões mínimos de qualidade — com a norma ISO 10.470/2004 sobre defeitos do café. O veto partiu da delegação brasileira em função da possibilidade de se afetar os padrões internos praticados no país. Este item voltará a ser debatido na próxima reunião da Organização.


Um outro ponto definido na reunião de ontem se refere à realização da Conferência Mundial do Café. O evento foi confirmado para o período de 26 a 28 de fevereiro de 2010, na Guatemala.


Estatísticas — O Comitê de Estatísticas da OIC foi outro a se reunir na tarde de ontem. Os membros acolheram com entusiasmo as propostas contidas no plano de ação estratégico para o ciclo 2009/2014, particularmente no que se refere à transparência do mercado. Neste sentido, o presidente do Comitê alertou aos membros sobre a importância das estatísticas do novo AIC 2007, propondo, ainda, que a OIC avalie a possibilidade de inserção dos seguintes estudos a serem realizados pelo Secretariado:


– volume de empregos gerados na cadeia do café;


– custos de produção;


– volume de impostos gerados aos países produtores;


– volume dos impostos cobrados nas importações;


– volume de impostos cobrados nas reexportações; e


– PIB do agronegócio café no mundo, separado por países exportadores e importadores.


O presidente do Comitê informou que esses estudos sobre a economia cafeeira mundial irão colaborar para a tomada de decisões de caráter econômico em bases mais precisas, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento sócio-econômico da cafeicultura mundial.




Gilson Ximenes
Presidente


 

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26 de setembro de 2008 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

Inf.nº 006/09/2008.CNC


Brasília, 26 de Setembro de 2008.


 


 


INFORMATIVO


 


 


Conselho da OIC apresenta rede de promoção ao consumo de café


 


Estatísticas, próxima Conferência Mundial do Café e programa de atividades também foram discutidos.


 


O Conselho Internacional da OIC (Organização Internacional do Café), em reunião realizada na tarde de ontem (25), em Londres (ING), apresentou a seus membros o programa de promoção para o consumo do café. Trata-se de uma rede virtual, dentro da qual várias comunidades discutem os interesses de toda a cadeia.


 


A rede opera em moldes similares aos do Peabirus (www.peabirus.com.br), em funcionamento no Brasil. Entre os objetivos principais, constam a promoção das origens e o aumento do consumo interno dos países produtores. A plataforma está em operação há quatro meses, contando, aproximadamente, com 200 membros de diversos países. Os interessados em participar da rede devem acessar o endereço eletrônico www.coffeeclubnetwork.com.


 


Na reunião de ontem, também foi discutido o programa de atividades da Organização Internacional do Café para o biênio 2008/2009. Dez itens foram sugeridos:


 


1) Promover a cooperação internacional em questões relativas ao café;


2) Proporcionar um foro para consultas sobre questões cafeeiras e maneiras de se alcançar um equilíbrio razoável entre oferta e demanda mundiais, em bases que assegurem, aos consumidores, o abastecimento adequado de café a preços eqüitativos e, aos produtores, mercados a preços remunerativos, que contribuam, em longo prazo, para um equilíbrio entre produção e consumo;


3) Criar um foro de consultas com o setor privado;


4) Facilitar a expansão e a transparência do comércio internacional do café;


5) Constituir um centro para coleta, difusão e publicação de informações técnicas, dados estatísticos, estudos e pesquisas;


6) Incentivar os membros a desenvolver uma economia cafeeira sustentável;


7) Promover, incentivar e ampliar o consumo de café;


8) Proporcionar análise e assessoramento no preparo de projetos que beneficiem a economia cafeeira mundial;


9) Fomentar a qualidade;


10) Desenvolver programas de informação e treinamento destinados a auxiliar a transferência de tecnologias relevantes aos membros da OIC.


 


Dentre os itens sugeridos, apenas o número 9 (fomentar a qualidade) não foi aprovado, pois, em suas atividades, consta a harmonização da Resolução 420 da OIC — que fixa padrões mínimos de qualidade — com a norma ISO 10.470/2004 sobre defeitos do café. O veto partiu da delegação brasileira em função da possibilidade de se afetar os padrões internos praticados no país. Este item voltará a ser debatido na próxima reunião da Organização.


 


Um outro ponto definido na reunião de ontem se refere à realização da Conferência Mundial do Café. O evento foi confirmado para o período de 26 a 28 de fevereiro de 2010, na Guatemala.


 


Estatísticas — O Comitê de Estatísticas da OIC foi outro a se reunir na tarde de ontem. Os membros acolheram com entusiasmo as propostas contidas no plano de ação estratégico para o ciclo 2009/2014, particularmente no que se refere à transparência do mercado. Neste sentido, o presidente do Comitê alertou aos membros sobre a importância das estatísticas do novo AIC 2007, propondo, ainda, que a OIC avalie a possibilidade de inserção dos seguintes estudos a serem realizados pelo Secretariado:


 


– volume de empregos gerados na cadeia do café;


– custos de produção;


– volume de impostos gerados aos países produtores;


– volume dos impostos cobrados nas importações;


– volume de impostos cobrados nas reexportações; e


– PIB do agronegócio café no mundo, separado por países exportadores e importadores.


 


O presidente do Comitê informou que esses estudos sobre a economia cafeeira mundial irão colaborar para a tomada de decisões de caráter econômico em bases mais precisas, contribuindo, portanto, para o desenvolvimento sócio-econômico da cafeicultura mundial.


 


Gilson Ximenes


Presidente


 



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Jorn. Resp.: Paulo André Colucci Kawasaki (MTb 43.776)
Contato: (61) 2109-1637 / 8114-6632 – imprensa@cncafe.com.br

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