MINAS PRODUZ METADE DO CAFÉ DO PAÍS

Por: Jornal Estado de Minas

Minas ainda se destaca como o maior produtor de café do Brasil e de acordo com as últimas estimativas da Conab deve responder por uma produção de 15,6 milhões de sacas, este ano. Minas é responsável por 46,8% de toda a produção de café do maior produtor mundial do grão. Foi também por esse motivo que os mineiros foram os que mais sofreram com a crise do setor. “E não temos mais grandes produtores. Em Três Pontas, no Sul de Minas, por exemplo, a maioria não tem mais do que 14 hectares de café”, observa João Roberto Puliti, da CNA.

O assessor da Comissão Técnica de Café da Faemg, Rodrigo Pontes, lembra que para que Minas não corra riscos de perder participações nas vendas de café frente ao aumento do consumo mundial, os produtores mineiros devem se esforçar para obter ganhos em produtividade. “A cultura é muito dinâmica”, lembra. Segundo ele, em 1969, o Paraná já foi o maior produtor do País, com 45% da área plantada. Em 81, São Paulo ocupou a primeira posição do ranking, com 34% da área plantada. Minas só ocupou seu atual posto após 89. Hoje, responde por 45% da área plantada do País, sendo que as principais regiões produtoras são o Sul (50%), o Cerrado (25%) e a Zona da Mata (25%).

Segundo o vice-presidente do Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado (Cacer), Aguinaldo José de Lima, o produtor mineiro tem de ter alta produtividade para conseguir boa remuneração. Ele calcula que os US$100 pagos por saca só são remuneratórios quando a produção ultrapassa as 25 sacas por hectare (sequeiro). Se o café for irrigado, é necessária a produção de 40 sacas por hectare. Além das melhorias na produtividade, ele afirma que os cafeicultores mineiros também estão se voltando para outras ferramentas para agregar valor ao produto, como certificado de origem. “Também temos que aumentar nossos mercados”, reforça Lima, que também é superintendente executivo do Centro de Inteligência do Café.

Fonte:

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.