“Mais Alimentos” embala a Agrishow 2009

Por: 23/04/2009 12:04:54 - Revista Panorama Rural

A 16ª edição da Agrishow espera contar com mais de 700 empresas e instituições, que apresentarão cerca de dois mil produtos e serviços voltados ao agronegócio. Mais de 70% da área para exposição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas da Agrishow 2009 serão voltados para pequenos e médios produtores, com isso, muitas empresas para melhorar as vendas vão contar o Pronaf “Mais Alimentos”, que oferece uma linha de crédito específica para financiar investimentos em infra-estrutura da propriedade rural e, assim, propiciar o aumento da produção e da produtividade. O limite de crédito dessa linha de financiamento é de até R$ 100 mil, prazo de pagamento de até dez anos, até três anos de carência e juro de 2% ao ano.


Entre os produtos financiados pelo “Mais Alimentos” estão os tratores e motocultivadores da linha da agricultura familiar (de 11 CV até 75 CV), equipamentos e implementos agrícolas. A compra desses produtos ficou mais acessível devido ao acordo entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que garante desconto de até 17,5% nos tratores e motocultivadores.


Outro acordo, com a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Sindicato das Indústrias de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers), concede descontos médios de 15% nos preços de fábrica de equipamentos e implementos agrícolas. Os preços disponibilizados são o máximo estabelecido por produto. Os valores variam de estado para estado porque sobre eles incidem frete e ICMS. As especificações técnicas que excedam as listadas nos catálogos são de responsabilidade do fabricante e não configuram outra categoria, o que implica a manutenção do preço estabelecido. Da mesma forma, qualquer acessório pode ser negociado entre o agricultor familiar e o concessionário.


Tratores Série Brasil – uma empresa que espera se beneficiar com o “Mais Alimentos” é a Tramontini, fabricante gaúcha de máquinas agrícolas e tratores voltados, principalmente, para a agricultura familiar. “A feira traz muita visibilidade e divulgação para nossa marca”, diz o gerente comercial, Julio Cesar Cercal. A Tramontini ampliou sua área de exposição em mais de 100% – decisão tomada desde setembro do ano passado – e contará com um estande de cerca de 450 m², que irá apresentar, além de sua linha tradicional, dois novos tratores, modelo série Brasil, com potência de 32 CV e 50 CV. Os lançamentos farão parte do programa “Mais Alimentos” do Governo Federal.


Baldan é “Mais Alimentos” na Agrishow 2009 – com uma das maiores e mais reconhecidas linhas de implementos de preparo de solo e plantio do País, a Baldan acredita e investe no sucesso do Programa do Pronaf, o “Mais Alimentos”. Segundo Luciana Antoniosi, gerente de marketing da Agri-Tillage do Brasil (empresa que produz e comercializa os produtos Baldan no mercado nacional e em 74 países), a Baldan está diversificando e reforçando sua linha de produtos, com o investimento em novas tecnologias voltadas ao gerenciamento do plantio, e ações junto ao pequeno agricultor. Além dos lançamentos previstos e de linhas de crédito especiais, a marca Baldan levará a Agrishow uma ampla e diversificada linha de produtos destinados à agricultura familiar, uma forma de incentivo ao Programa Mais Alimentos. “Somos pioneiros em ações de campo junto ao pequeno agricultor brasileiro, que anseia por melhores oportunidades e condições de crédito que facilitem e incentive a aquisição de seu implemento melhorando os processos produtivos nas propriedades da agricultura familiar”, salienta Luciana.


A Baldan está preparada para atender as novas tendências do mercado agrícola com qualidade e atendimento diferenciado e tem como objetivo estabelecer a liderança honrando a solidez de sua marca, fruto dos seus 81 anos de história, afirma Renato Forti Duarte, gerente nacional de vendas. Um exemplo disto é o mais novo lançamento da empresa, a Semeadora SPA-Megaflex, equipada com exclusivo e inovador sistema Speed Box, que oferece maior praticidade e rapidez de ajuste na distribuição de adubo e sementes, amplia a linha de produtos oferecidos pela empresa, mantendo a tradição e inovação tecnológica da marca Baldan em atender as mais diversas culturas no Brasil e no exterior.


Semeadora Múltipla de Precisão Digital – reconhecendo a importância do investimento em novas tecnologias computacionais e da importância da agricultura de precisão, Agri-Tillage do Brasil vem participando do desenvolvimento do sistema de taxa fixa/variável na distribuição de adubo e semente o que possibilitou o mais novo lançamento, a Semeadora Múltipla de Precisão Digital que também será apresentada nesta edição da Agrishow. Outro sistema que será mostrado é a tecnologia ISOBUS Brasil, que consiste na padronização da comunicação entre tratores e implementos agrícolas, fruto da parceria com a Embrapa.


Segundo, Antonio Castellani, gerente de Engenharia da Agri-Tillage do Brasil, a agricultura de precisão torna possível a realização de operações coordenadas em tempo real, reduzindo tempos improdutivos, eliminando custos desnecessários e trazendo o aumento da eficiência com responsabilidade ambiental. A integração das atividades em um padrão traz benefícios para todos: agricultores, assistência técnica, distribuidores e fabricantes.


Além do fortalecimento da marca, a Agrishow, veio solidificar ainda mais o alto padrão dos implementos Baldan, dentre os quais estarão outras semeadoras, roçadeiras, plainas frontais, produtos canavieiros, e vasta linha de modelos de peças. Este ano, com a finalidade de estreitar ainda mais o relacionamento com o mercado, os clientes do Brasil e do exterior que visitarão a Agrishow terão a oportunidade de visitar a fábrica. Agri-Tillage do Brasil está localizada na Agrishow nas Áreas 504 a 511, Rua C e D entre as avenidas 5 e 6.


Fabricantes de tratores esperam vender mais – entre as novidades tecnológicas da Agrishow 2009, estão tratores de tecnologia avançada para uso nas grandes, médias e pequenas propriedades rurais.


A Montana/Landini, tradicional expositora que participa desde a primeira edição da Agrishow, lançará o trator modelo Landini Landpower, com potência de 180 CV, ideal para todos os tipos de aplicação agrícola, e tratores telescópicos, que reúnem funções de um manipulador telescópico para movimentação de cargas e de um trator agrícola, com capacidade de elevação de até dezoito metros e de carregamento de cargas de até 4,5 ton. A Landini é a 4ª maior fabricante mundial de equipamentos agrícolas.


Para o diretor comercial da empresa, Carlos Magno, a Agrishow é a feira de agronegócio mais importante do Brasil, que propicia grande visibilidade e realização de efetivas vendas, uma vez que recebe potenciais compradores nacionais e internacionais. “A Agrishow responde por 30% do nosso faturamento anual. Fazemos de 4 a 5 vezes mais negócios em Ribeirão Preto do que em outras feiras”, afirma. Por esse motivo, a Montana/Landini ampliou a sua área de exposição, passando de 1,2 mil m² para mais de 3 mil m² visando atender maior número de visitantes e incrementar sua comercialização.


Já a Green Horse lançará o trator GH 454 Cafeeiro, com 1,26 de largura, direcionado a produtores de café e fruticultores e apresentará toda linha de produtos, desde o motocultivador DF 18 até o maior trator da empresa, o GH 754, com cabine dotada de ar condicionado e som. “Sendo a Agrishow o maior evento da América Latina, em se tratando de máquinas agrícolas, torna-se fundamental nossa participação, visto que nosso crescimento é muito vertical. Não poderíamos simplesmente sair da vitrine”, afirma o Superintendente da Região Sudeste, Anderson Rodrigues.


A empresa, que participa desde 2006 da feira, também reservou uma maior área de exposição, com 600m². Em 2006, a área foi de 75m², em 2007 dobrou para 150m² e ano passado novamente duplicou, passando para 300m². A expectativa da Green Horse, segundo o superintendente, gira em torno do aumento da visibilidade por parte dos clientes e a oportunidade de novos negócios. “Também queremos mostrar a nova realidade da agricultura nacional que requer profissionalismo e, dentro desse projeto, é necessário ter máquinas adequadas a todas as atividades agrícolas, prestando atenção ao desempenho e economia”, explica.


Maior visibilidade – empresas como a Montana/Landini, Tramontini e Green Horse trabalham intensamente seu marketing para levar o maior número de clientes ao evento, pois com maior área de exposição esperam ganhar muita visibilidade e interesse dos compradores de tratores. “Temos mais de 70 revendas no país e cada uma delas está multiplicando o convite com seus clientes para participar da maior feira do setor na América Latina. Uma possível ausência de alguns concorrentes tornará fantástica nossa participação, porque os produtores terão oportunidade de conhecer nossa avançada tecnologia em máquinas agrícolas, capaz de suprir amplamente as necessidades da cadeia do agronegócio”, enfatiza Magno.


A expectativa dos organizadores da Agrishow 2009 é a presença de 140 mil visitantes qualificados, vindos de várias regiões do País e do Exterior, interessados na realização de negócios – estimados em R$ 870 milhões.


A Agrishow, que acontece no período de 27 de abril a 02 de maio em Ribeirão Preto, SP é uma iniciativa da Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos em conjunto com a Abag – Associação Brasileira do Agribusiness, Anda- Associação Nacional para Difusão de Adubos e SRB – Sociedade Rural Brasileira. A promoção é da Reed Exhibition Alcantara Machado.
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.