Israelense Strauss-Elite compra o Café Letícia, empresa de Montes Claros que está presente em cerca de 40% do território mineiro

Café Letícia é vendido para grupo com participação israelense

20 de maio de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação
Por: Estado de Minas

Luiz Ribeiro


20/05/2009 – A Companhia Café Santa Clara – que tem 50% do controle acionário por parte do grupo israelense Strauss-Elite – ampliou sua participação no segmento em que atua em Minas Gerais, com aquisição do Café Letícia, empresa de Montes Claros que está presente em cerca de 40% do território mineiro (regiões Norte de Minas, Central e Vale do Jequitinhonha) e Sul da Bahia. As conversas foram iniciadas há mais de um mês e o negócio foi fechado na terça-feira (19), mas só deverá ser anunciado oficialmente na próxima quinta-feira.


A negociação foi confirmada, nessa terça à tarde, pelo diretor do Café Letícia, João Ferreira Cardoso, que se reuniu com representantes do grupo comprador. Os valores envolvidos na transação não foram divulgados. A Santa Clara já domina o Café Três Corações, líder do mercado de café em Minas, com unidades em Varginha, Manhuaçu, Santa Luzia e Governador Valadares. O grupo é o segundo maior do ramo no país, sendo superado somente pela empresa Sara Lee Cafés Brasil (Café Pilão), de acordo com ranking da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). No último levantamento divulgado pela associação, no período de novembro/2007 e outubro/2008, os brasileiros consumiram 17,6 milhões de sacas de café, registrando um aumento de 3,21% ao mesmo período anterior.


O Café Três Corações passou a fazer parte do Grupo Strauss Elite em 2000. Em 2005, o grupo israelense – que tem cerca de 7 mil funcionários e 18 fábricas em 10 países, firmou um joint venture com a empresa Santa Clara Alimentos, oriunda do Rio Grande Norte. Foi criada uma nova empresa, a “holding” São Miguel Participações, com 50% do grupo de Israel. A “holding” passa a ser dona também do Café Letícia, que ocupa a 43ª posição no ranking da Abic.


A indústria cafeeira de Montes Claros foi fundada há 20 anos e tem 130 funcionários. O quadro deverá ser mantido, assim também como a marca “Letícia”, até então, a principal, concorrente do Café Três Corações em algumas partes do estado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.