Inverno terá temperatura acima da média nas regiões produtoras de café

Segundo meteorologista, cafezais não devem ser prejudicados


Agência Estado Tomas Okuda


O inverno deste ano promete temperatura acima da média nas regiões produtoras de café, mas com episódios de frio intenso, principalmente em julho. A estação será neutra para os fenômenos El Niño e La Niña, informa a meteorologista Patrícia Madeira, da Climatempo.


De acordo com ela, uma primeira massa de ar polar, de intensidade moderada a forte, já derrubou as temperaturas no fim de abril.


– Daqui para frente teremos outras massas de ar polar. A próxima deve alcançar as regiões produtoras de café a partir do dia 15 de maio, mas sem risco para os cafezais – afirma.


O mês de junho também terá episódios de frio intenso, até com formação de geada, mas apenas em áreas de baixada, nas partes altas da Serra da Mantiqueira, onde não se cultiva café. O inverno começa oficialmente às 14h16 do dia 21 de junho.


Patrícia acrescenta que o mês de julho deve ser crítico em termos de queda da temperatura. Os modelos meteorológicos indicam que “serão três episódios de massas de ar polar vindas do sul, que provocarão frio intenso no sul de Minas e em outras regiões produtoras de café”.  Apesar disso, “não se espera uma ‘geada negra’, que mata o pé de café”, observa a meteorologista.


Em agosto, os modelos indicam a entrada de duas massas de ar polar, sem potencial de causar prejuízo aos cafezais. No início de setembro, uma última massa de ar polar também deve derrubar as temperaturas, mas sem prejuízos para as lavouras de café.


Alerta


O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) ativou na segunda, dia 2, o Alerta Geada, serviço de acompanhamento meteorológico que há 16 anos auxilia produtores a decidir sobre a adoção de medidas preventivas para proteger lavouras novas (até dois anos de implantação) na região cafeeira do Estado. As previsões podem ser obtidas pela internet ou pelo telefone (43) 3391-4500.


 
AGÊNCIA ESTADO CANAL

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.