Indústria de defensivos espera queda de consumo em 2009

Por: Canal Rural

26/05/2009 – A indústria de defensivos agrícolas espera consumo menor neste ano. De acordo com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), os principais motivos serão a redução da área plantada com algodão e milho e a menor oferta de crédito por parte das tradings.


A estimativa, segundo a associação, leva em conta o baixo nível de vendas nos primeiros três meses deste ano. Um dos problemas enfrentados pelo setor foi a seca no Rio Grande do Sul, quarto maior consumidor de defensivos do país.


Apesar disso, a entidade acredita que o Brasil vai se manter como o maior consumidor mundial em 2009. Isso porque a crise nos Estados Unidos e a seca na Argentina podem causar queda no uso dos defensivos nesses países, e se as vendas no mercado brasileiro melhorarem, principalmente no segundo semestre, é possível que o setor termine o ano com faturamento estável em relação a 2008.


No ano passado, a indústria de defensivos faturou US$ 7,12 bilhões no Brasil, superando pela primeira vez os Estados Unidos.


A Andef ressaltou que o clima faz com que as lavouras brasileiras sejam mais vulneráveis a pragas. Por isso, o uso dos defensivos ainda é necessário para aumentar a produtividade.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.