Empresa irá patrocinar e apresentar trabalhos científicos voltados à cultura
A Ihara, tradicional fabricante de defensivos agrícolas, irá participar, como patrocinadora, do I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro no Brasília Alvorada Hotel, na cidade de Brasília (DF).
O Congresso será promovido pela Embrapa em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O tema desta primeira edição será “Pesquisa, desenvolvimento e inovação: tecnologia para biocombustíveis”.
O evento espera receber 500 participantes, entre pesquisadores, técnicos, professores e produtores envolvidos na cadeia produtiva da planta. A ideia é promover o debate entre a comunidade científica e representantes dos diversos setores da Agroenergia.
Além patrocinar o evento, a Ihara apresentará dois trabalhos em formato de pôster, focados no controle de pragas e doenças que afetam diretamente a produtividade e geram grandes perdas para a cultura. “Iremos apresentar um trabalho sobre inseticidas para o controle da cigarrinha e também outro sobre fungicidas para o controle do ódio, dois dos principais problemas que afetam o cultivo do pinhão manso”, explica o Engenheiro Agrônomo e Consultor Técnico de Pesquisas da Ihara, José Antonio de Souza Junior.
O pinhão manso (Jatropha curcas) é uma oleaginosa (vegetal rico em óleo e gordura), que atualmente é considerada uma matéria-prima potencial para a produção de biocombustíveis. O evento pretende apresentar aos participantes os avanços científicos e as necessidades legais e políticas para a inserção do produto no segmento.
Mesmo sendo a aposta para a produção de biocombustíveis no país, os plantios comerciais de pinhão manso ainda estão em fase inicial no Brasil, uma vez que ainda não há total domínio tecnológico da espécie.
A Ihara é a primeira empresa, do setor de agroquímicos, a desenvolver estudos científicos no Brasil, voltados para o manejo fitossanitário em pinhão manso. “A empresa busca, dentro do seu segmento, viabilizar o plantio desta espécie vegetal. O Congresso é um marco para a evolução da cultura do pinhão manso no Brasil, e participar deste evento mostra o quanto a Ihara apóia e acredita no desenvolvimento de biocombustíveis”, afirma José Antonio.