Rio, 09 – A produção nacional de café em 2013 deve registrar uma queda de 7% em relação a 2012, de acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho, divulgado nesta terça-feira, 09, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, a estimativa é de 2.847.931 toneladas, ou 47,5 milhões de sacas de 60 kg de café em grãos.
A queda acontece em virtude da falta de chuvas e altas temperaturas no Espírito Santo, segundo maior produtor nacional. No Estado, a produção deste ano do café canephora (robusta, ou conilon) caiu 16,1% em relação a 2012 e pode continuar em baixa por causa das condições climáticas desfavoráveis. A safra de robusta corresponde a 23,1% do total da produção de café no País e o Espírito Santo responde por 75,1% da produção.
Já a variedade arábica, a principal do País, deve apresentar redução de 4,9%. As quedas foram verificadas, principalmente, em São Paulo (-18%) e Minas Gerais (-5,8%), os dois maiores produtores. De acordo com os técnicos, a queda nesta espécie ocorre em virtude das características da planta, que alterna ciclos de alta e baixa produtividade (bienalidade).
Fonte: Agência Estado