I Encontro de Cafeicultores das Matas de Minas

Evento integra as ações de desenvolvimento do setor cafeeiro da microrregião de Viçosa Setor responde por uma safra média de 650 mil sacas anuais e está entre os 20 maiores empregadores com carteira assinada da região, entre 2004 e 2005

1 de dezembro de 2005 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café
Por: AG SEBRAE

Evento integra as ações de desenvolvimento do setor cafeeiro da microrregião de Viçosa Setor responde por uma safra média de 650 mil sacas anuais e está entre os 20 maiores empregadores com carteira assinada da região, entre 2004 e 2005



Amanhã e sexta-feira (3/12), Viçosa sedia o I Encontro de Cafeicultores das Matas de Minas, que inclui palestras, debates e a Clínica Tecnológica do Sebrae, um serviço de consultoria empresarial sobre temas relacionados à processos gerenciais e produtos. O evento reunirá especialistas do setor e produtores de café da região, responsável por uma safra média de 650 mil sacas de café por ano. O objetivo do encontro é ampliar o acesso dos produtores ao conhecimento sobre técnicas de cultivo, controle de pragas, qualidade, tecnologias, associativismo e mercado. Informações e inscrições na Casa do Empresário: 31 3891-6183 –
serrasdeminas@casadoempresario.org.br.



O Encontro é uma das ações do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura na Região de Viçosa, desenvolvido pelo Sebrae Minas e instituições parceiras junto a 167 produtores de três associações locais. Entre 2004 e 2005, a cafeicultura foi uma das 20 atividades que mais gerou empregos com carteira assinada na microrregião de Viçosa. “A topografia acidentada da região limita a mecanização da lavoura e favorece o uso intensivo de mão-de-obra”, esclarece o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Luciano Piovesan. Das 1.546 propriedades rurais do município, 310 são produtoras de café e respondem por uma safra entre 70 e 75 mil sacas/ano, das quais 30% são cafés especiais.



A demanda crescente pelo produto no mercado internacional impulsionou a organização de três associações da microrregião de Viçosa em torno do Projeto de Desenvolvimento da Cafeicultura. São elas a Associação dos Produtores de Cafés Especiais das Serras de Minas (Serras de Minas), Associação Regional de Cafeicultores (Arca) e Associação de Produtores de Cafés Especiais de Araponga (Apcea). O trabalho é focado na melhoria da qualidade e certificação do produto, aumento da produção de cafés com padrão de qualidade internacional e ampliação de mercado para o setor.



As metas são aumentar em 15% a produção de cafés especiais na categoria bebida mole, com aroma e sabor encorpados e padrão de qualidade internacional; reduzir em 30% a de riado e rio (grãos com menor valor de mercado) e firmar contratos com três torrefadoras internacionais.



Multinacional aposta no setor



Os produtores de café da microrregião de Viçosa foram beneficiados por uma parceria da Prefeitura local com a empresa italiana Illy Caffè, uma das 10 maiores fabricantes de café expresso do mundo, presente em 13 países e com um volume diário de vendas de seis milhões de xícaras de café. A empresa destinou R$ 500 mil para a ampliação de uma unidade de processamento coletivo do café cereja. Hoje, 60% da produção de grãos especiais são vendidos para a Illy.


O recurso será destinado para a compra de equipamentos como lavadoras, secadoras e na ampliação do armazém para a estocagem do produto. O contrato com a multinacional italiana prevalece há quatro safras consecutivas e o recente investimento, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Viçosa, Luciano Piovesan, demonstra o interesse da empresa em fortalecer a parceria. “Estamos buscando a certificação de origem e qualidade do café, o que irá favorecer a expansão de mercados para o setor”, informa.



Serviço:
I Encontro de Cafeicultores das Matas de Minas
Datas: 2 e 3 de dezembro
Local: auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa-MG



Programação:

02/12 – 7h30 às 17h
Palestras e debates técnicos



03/12 – 8h00 às 12h
Palestras e debates técnicos



Clínica Tecnológica do Café – 03/12 – 14h

Temas:
. Ferrugem do Caffeeiro
. Controle de Ervas Daninhas
. Controle da Broca
. Calagem e Gessagem
. Controle de Bicho-mineiro
. Sistemas de Podas do Café
. Adubação e Nutrição do Cafeeiro
. Regulagem de Máquinas para Pulverizações
. Plantio e Formação do Cafezal


 


Fonte:
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Em 01/12/2005
Aline de Freitas e Flávia Cabral
(31) 3371-9036/9212

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.