Governo brasileiro apresenta plataforma AgroBrasil + Sustentável a chineses

Plataforma de rastreabilidade está sendo desenvolvida pelo Ministério da Agricultura em parceria com o Serpro, com o apoio da Embrapa, CNA e CNC

3 de fevereiro de 2024 | Sem comentários Sustentabilidade Tecnologias

A convite da Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Renata Bueno Miranda, o Conselho Nacional do Café (CNC), representando a iniciativa privada e a produção do setor cafeeiro, participou de reunião nesta quinta-feira, 01, com o objetivo de acompanhar a apresentação da plataforma de rastreabilidade AgroBrasil + Sustentável, em desenvolvimento pelo Governo Brasileiro, a representantes institucionais chineses.

O motivo principal foi explicar ao grupo chinês como o Brasil enxerga e quer se posicionar com relação às exigências globais de mercado. No desenvolvimento da plataforma de Governo, o Brasil demonstra seu protagonismo no entendimento da importância da preservação do meio ambiente, na preocupação com as frequentes mudanças climáticas e no acolhimento educativo ao produtor nacional para que o mesmo tenha participação no mercado e entenda seu papel no desenvolvimento da economia.

A Dra. Renata Bueno Miranda, Secretária da SDI, conduziu a reunião que contou com a participação de Bruno Brasil, diretor do Departamento de Produção Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (Depros SDI/MAPA), Bruno Vilela, Superintendente de Relacionamento com Clientes de Negócios Estratégicos – SUNES – representando o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Felipe Spaniol, coordenador de Inteligência Comercial da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), e Silas Brasileiro, presidente do CNC, representando o setor produtivo cafeeiro nacional.

Bruno Brasil apresentou as funcionalidades da plataforma e destacou os fundamentos da mesma que se baseia em cinco princípios fundamentais: i) Integração e segurança dos dados via Blockchain: A plataforma utiliza a tecnologia Blockchain para garantir a integridade e segurança dos dados, oferecendo uma solução confiável para as informações sensíveis dos produtores. ii) Universalidade: A abordagem da plataforma é universal, buscando englobar todos os produtores, independentemente do porte ou segmento, promovendo uma inclusão abrangente no sistema. iii) Adesão voluntária: A participação na plataforma é voluntária, permitindo que os produtores adotem a tecnologia de acordo com suas preferências e necessidades. iv) Custo zero ao produtor e às cooperativas: Um dos diferenciais destacados por Bruno Brasil é a ausência de custos para os produtores e cooperativas, tornando a adesão à plataforma mais acessível e vantajosa. v) Estratégia inclusiva com serviços de crédito e suporte aos produtores: Além da integração de dados, a plataforma visa oferecer suporte aos produtores, incluindo serviços de crédito, promovendo uma abordagem abrangente para o desenvolvimento do setor.

Bruno Brasil ressaltou ainda a importância da criação da plataforma governamental por se tratar de dados sensíveis dos produtores. Segundo ele, a adesão é vantajosa, uma vez que todo cidadão já está cadastrado no sistema do Gov.br, proporcionando um ambiente de navegação amigável e seguro.

Bruno Vilela assegurou que o Serpro está integralmente alinhado com os objetivos de fomentar o agronegócio brasileiro. Destacou o papel fundamental desempenhado pela instituição na estruturação dos sistemas de dados do país, sinalizando um comprometimento firme com a modernização e eficiência do setor.

O representante do Serpro elucidou ainda que a plataforma de Governo para o Agronegócio contará com uma robusta sustentação tecnológica proporcionada pela estrutura e equipe capacitada da instituição. Essa base tecnológica sólida visa garantir a segurança, integridade e eficiência na gestão dos dados sensíveis dos produtores, consolidando a confiança no sistema.

Em nome da CNA, Felipe Spaniol destacou que a plataforma se torna essencial para diversos elos da cadeia produtiva que estão sob as legislações e as exigências de mercado globais. Ele reforçou o compromisso da agricultura brasileira em seguir o Código Florestal do país, evidenciando a responsabilidade do setor em relação à sustentabilidade e conformidade com padrões internacionais.

Felipe reforçou ainda o coro dos demais participantes ao destacar a importância de uma plataforma governamental padronizada. Essa unificação é vista como um antídoto para evitar a pulverização de informações essenciais e a consequente confusão para os produtores.

Admiração pela legislação ambiental brasileira
Os representantes chineses expressaram um profundo conhecimento e admiração pela legislação ambiental brasileira, notadamente o Código Florestal. Eles sugeriram que a plataforma desempenhe um papel fundamental na garantia de certificação, assegurando que os produtos exportados cumpram integralmente as exigências da lei brasileira e internacional. Isso, segundo eles, fortaleceria a confiança nas transações comerciais.

Destacando que o objetivo da China não é impor legislações, mas sim estabelecer uma parceria comercial, os representantes chineses enfatizaram a importância de um diálogo bilateral na transição para padrões de mercado que atendam a requisitos ambientais e sociais. Eles se mostraram favoráveis a uma abordagem colaborativa na adequação das práticas do agronegócio.

O representante da Embaixada Chinesa, Eduardo Minoru Chikusa, enfatizou a sólida parceria entre Brasil e China, destacando a confiança construída ao longo de 50 anos. Após as apresentações dos representantes brasileiros, ele expressou segurança em relação a quatro grandes preocupações: a plataforma nacional padronizada e inclusiva, custo zero ao produtor, a implementação de tecnologias, incluindo Blockchain para segurança de dados sensíveis, e a ênfase na transmissão de segurança ao comprador.

Silas Brasileiro reforça que a adesão à plataforma de governo será voluntária e gratuita, tendo abrangência nacional. “Diversas cadeias produtivas estão desenvolvendo plataformas específicas para seus produtos, a exemplo da carne. O café terá também a opção através do Cecafé junto ao Serasa Experian, além da plataforma governamental. O CNC vem acompanhando a pauta da rastreabilidade e das legislações desde o início, tendo sido convidado pelo Mapa a contribuir na construção de ferramentais e políticas agrícolas de interesse nacional, em especial do setor cafeeiro. A parceria entre Mapa, Embrapa, Serpro, CNA e CNC só fortalece o agronegócio brasileiro e os nossos produtores no mercado internacional”, ressaltou.

O SDI anunciou a realização de reuniões para apresentação a outros países, assim como para alinhamento de questões técnicas com relação à plataforma, que será lançada oficialmente no dia 24 de julho de 2024.

Linha do tempo da atuação do Conselho Nacional do Café em apoio à Plataforma Brasil Agro+Sustentável

04/09/2023 – Reunião com a Dra. Renata Miranda (Secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Mapa), em que o conceito e as funcionalidades da plataforma foram apresentadas ao setor privado do café.

06/10/2023 – Abrimos espaço em nossa Reunião Ordinária para que o Dr. Bruno Brasil (Diretor de Produção Sustentável e Irrigação – DEPROS/SDI) realizasse a apresentação completa e detalhada da plataforma aos conselheiros e convidados, momento também que destacamos o trabalho que vem sendo realizado pelo Cecafé na plataforma do Serasa Experian.

09/11/2023 – Alinhamento com as equipes técnicas do Mapa e das instituições que estão envolvidas de funcionalidades da plataforma para acompanhamento e apoio às tratativas necessárias.

26/01/2024 – Reunião entre a Dra. Renata Bueno, Clecivaldo de Sousa Ribeiro, Silas Brasileiro e Isadora Quevedo no Mapa para alinhamento das ações em 2024.

01/02/2024 – Reunião com representantes institucionais chineses para apresentação da plataforma.

Assessoria de Comunicação CNC

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.