Gilson Ximenes é reeleito presidente do CNC

Por: Globo Rural

Da Redação
 


Nesta segunda-feira (27/04), o cafeicultor Gilson Ximenes foi reeleito ao cargo de diretor presidente do CNC – Conselho Nacional do Café – para o biênio 2009/2010. A eleição teve chapa única e o nome de Ximenes foi aprovado de maneira unânime pelos conselheiros da entidade, que representa as principais cooperativas de café do Brasil.


A intenção do presidente é dar continuidade às ações que vêm sendo desenvolvidas para sanar o crônico endividamento vivido pelo setor e de gerar renda ao cafeicultor. “Nesse sentido, foi aprovada, na assembleia geral desta segunda-feira, uma agenda de propostas e compromissos ao próximo biênio, que estipula, entre outros pontos, a continuidade das negociações com o governo federal. Para isso, vamos instituir uma superintendência executiva, a qual terá função nos aspectos político, técnico e de comunicação, de execução e apoio às propostas emanadas pelo CNC”, diz Ximenes.


Entre as principais conquistas obtidas pelo setor produtor durante o biênio 2007/2008, ele destaca a realização do Pepro – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor – para café, a repactuação da dívida de algumas linhas de financiamento, principalmente no que se refere a custeio, colheita e alongamento do Funcafé, além da criação das linhas para liquidar as dívidas com CPR – Cédula de Produto Rural – e para recuperar os cafezais mineiros atingidos por chuvas de granizo no segundo semestre de 2008. “E a revisão do preço mínimo de garantia e a implementação do programa de leilões de opções públicas de venda de café devem ser anunciadas em breve pelo governo”, afirma Ximenes.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.