fonte: Cepea

FESTCAFÉ vai movimentar mercado mundial do café entre os dias 20 e 22 de novembro em BH

O evento marcará a mudança de paradigma na comercialização do café


Entre os dias 20 e 22 de novembro Belo Horizonte será a capital mundial do café. Durante este período será realizado o  FestCafé – International Cofffee Meeting – megaevento de negócios do mercado cafeeiro mundial, que terá as presenças de compradores internacionais, exportadores, produtores, profissionais da área de alimentação, comerciantes, cooperativas, além de interessados pela bebida café.  


O FestCafé é uma realização do Conselho Nacional do Café (CNC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Governo de Minas Gerais e tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  Uma vasta programação foi desenvolvida para atender desde o exportador até aos apaixonados pelo produto.


O principal objetivo do evento é aproximar produtores e compradores internacionais.  Será a primeira vez que essas duas pontas da cadeia produtiva estarão lado a lado em uma feira de negócios no Brasil. “O café é emblemático em Minas Gerais e é um símbolo no mundo, queremos com este megaevento de negócios valorizar este emblema e fazer que esta seja apenas a 1ª edição de uma série anual do  FestCafé, onde apresentaremos o café de Minas para o mundo,” afirma o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerai, Gilman Viana.


Um exemplo que mostra as conseqüências do cenário atual do mercado de café é o fato de que o produto, que é a segunda commodity do mundo atrás apenas do petróleo, rende aos países produtores só 8% de todo o dinheiro movimentado mundialmente. Os outros 92% ficam com o resto da cadeia produtiva. Por isso, o  FestCafé  possibilitará  a valorização do produto ao promover a aproximação de produtores e compradores.


Outro destaque da programação do evento é a Mostra da Safra. Oportunidade para as cooperativas, associações e fazendas apresentar e comercializar os cafés para o mercado internacional. Já na Feira do Café, serão mostrados e comercializados produtos de qualidade diferenciada para o segmento de café bebida como máquinas, equipamentos, produtos e serviços. Haverá também Leilão dos melhores cafés classificados no IV Concurso de Qualidade Cafés de Minas, que está sendo realizado em Belo Horizonte, ao longo deste mês de outubro. Este ano, 1161 amostras foram inscritas no Concurso.


       Profissionais da área de alimentação, comerciantes e interessados pela bebida café poderão participar de cursos de preparo de café, barismo, latte art e conhecer artesanatos do café, com produtos feitos com matéria-prima de resíduos da cafeicultura.  Outro atrativo será o primeiro Concurso Nacional de Provadores de Café que classificará o vencedor que vai participar do concurso internacional.


O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo e está em vias de se transformar no maior consumidor do produto. O estado de Minas Gerais, maior produtor de café do país, produz mais que o atual segundo colocado mundial: o Vietnam. É nesse cenário que será realizado o grande evento de negócios da cadeia cafeeira brasileira.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.