FEDERACAFÉ REDUZ PREVISÃO DE SAFRA NA COLÔMBIA

Segundo nova estimativa da Federacafé (Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia), o país deverá colher entre 11,4 milhões e 11,9 milhões de sacas de 60 kg em 2009, intervalo menor que o anunciado anteriormente, quando a entidade projetou a safra de 11,8 milhões a 12,1 milhões de sacas. Em 2008, a Colômbia produziu 11,478 milhões de sacas.


Em nota, o gerente geral da Federação, Gabriel Silva Luján, comunicou que a redução na previsão da colheita ocorreu em função de adversidades climáticas, como as fortes precipitações que ocorreram antes da florada. “No ano passado, as chuvas foram bastante severas e o café que está sendo colhido agora floresceu cerca de nove meses atrás, portanto as chuvas de 2008 estão afetando a colheita na primeira metade deste ano”, explicou.


Por outro lado, ele disse que, em função do programa de renovação do parque cafeeiro nacional, muitas áreas devem ter uma produtividade maior na segunda metade de 2009, quando as áreas replantadas iniciarem novamente o ciclo produtivo. De 2006 a 2008, a Colômbia renovou um total de 211 mil hectares e, neste ano, mais 105 mil hectares devem ser revigorados.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.