Fazenda de café centenária inaugura Espaço Cultural

31 de outubro de 2007 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: 31/10/2007 09:10:32 - Jornal de Jundiaí

Turismo Rural


CRISTINA HAUTZCULTURA E HISTÓRIA Fazenda Nossa Senhora da Conceição ganhou espaço para sua própria história


A Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí, ganhou na última semana o “Espaço Cultural Angelina S. Conceição”. Onde funcionava uma escola, agora existem vários painéis de fotografias, cujo objetivo é resgatar a memória da fazenda. O espaço estará aberto sempre aos domingos e tem entrada franca ao público.


A iniciativa de inaugurar um Centro Cultural foi do administrador da fazenda, Antônio Sestini, e do fotógrafo e professor de Filosofia, Eustáquio Monteiro. “A idéia era criar um espaço para expor fotos antigas da fazenda – que foram escaneadas, ampliadas e tratadas – para resgatar a memória da fazenda e retratar imagens desde a época do Barão de Serra Negra até os dias atuais”, comenta Monteiro.


Entre o acervo fotográfico, disposto em vários painéis suspensos, o público poderá conferir um pouco da história da família Conceição e suas propriedades espalhadas pelo Estado de São Paulo.


História – Angelina Silveira Conceição – que dá nome ao Espaço Cultural – era a esposa de José Conceição, que por sua vez era filho de Francisco José da Conceição – o Barão de Serra Negra. Mulher de grande importância na sociedade brasileira, Angelina iniciou com os colonos italianos uma nova atividade: a da produção de café. No período de 1930 a 1960, a fazenda passou a ser conhecida no Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, produzindo principalmente uvas de mesa, vinhos e bagaceira. Em 1945, retornou-se à produção de café – o carro-chefe da propriedade – permanecendo na produção e exportação até 1980.


Angelina faleceu em 1950 e deixou a fazenda nas mãos de seus filhos, conhecidos como Irmãos Conceição. O atual administrador da fazenda, Antônio Sestini, é tataraneto de Angelina. No acervo fotográfico, o visitante também verá imagens do Porto de Santos; a visita de imigrantes japoneses à fazenda; e o Barão de Serra Negra com D. Pedro II, entre outras.


Estúdio – Aos domingos, quando a fazenda recebe o público para o tradicional almoço, o fotógrafo Eustáquio Monteiro monta um estúdio no local e as pessoas que quiserem vestir o figurino da época do Barão de Serra Negra podem posar para fotos. De acordo com a funcionária Rose Ribeiro, a Escola Estadual “Angelina S. Conceição” não funciona mais na propriedade por falta de alunos.


 


SERVIÇO
Espaço Cultural Angelina S. Conceição
Fazenda Nossa Senhora da Conceição (Rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, km 72,5, bairro Mato Dentro)
Entrada franca
Informações: tel. 4535-1341


PAULA MESTRINEL
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.