Exportação de café do Brasil deve atingir 27,5 mi de sacas

Exportação de café do Brasil deve atingir 27,5 mi de sacas


 


O Brasil deverá exportar na temporada 2007/08 (julho/junho) ao menos 27,5 milhões de sacas (60 kg) de café, contra uma estimativa inicial de 26,5 milhões de sacas, afirmou nesta terça-feira o diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Guilherme Braga.


“Imagino que nos últimos meses da safra (maio e junho) venha para 2 milhões (por mês). Então, se colocar mais 4 milhões (sobre o volume exportado até abril), vai para quase 27,5 milhões, que é bem acima do esperado”, declarou Braga.


“Deve ficar entre 1 e 1,5 milhão de sacas a mais do que esperávamos”, acrescentou ele, referindo-se às exportações totais, que incluem o grão verde e o equivalente em solúvel.


Na temporada anterior, as exportações totais foram de cerca de 28 milhões de sacas, segundo o Cecafé.


A entidade anunciou nesta terça-feira que as exportações totais de café, entre julho de 2007 e abril de 2008, estão em 23,39 milhões de sacas.


Em abril, considerando apenas o café verde, que responde pelo maior volume exportado, as exportações cresceram 7% em relação ao mesmo mês do ano passado, para 2,02 milhões de sacas.


Esse aumento nas vendas verificado em abril, que deve se manter em maio e junho, segundo Braga, ocorre porque os produtores estão acelerando as vendas para liberar armazéns na expectativa da chegada de uma grande safra em 2008/09, quando o Brasil terá novamente um ciclo de alta da cultura.


“Na medida em que se aproxima uma safra mais generosa, o pessoal acelera um pouco e reduz a posição de estoques de passagem”, disse ele, que prevê uma produção em 08/09 entre 48 e 50 milhões de sacas.


Pelas estimativas oficiais, a safra 08/09 está projetada em até 44,1 milhões de sacas. Na próxima quinta-feira, o governo brasileiro vai divulgar o seu segundo levantamento para a colheita de café, que está apenas em seu início.


Além disso, Braga atribui a atual força das vendas a uma percepção de que a safra 2007/08 talvez tenha ficado acima das estimativa oficial, de cerca de 33 milhões de sacas.


“A disponibilidade interna aparenta ter sido um pouco maior do que a gente supunha”, disse ele, admitindo que os melhores preços neste ano também impulsionam as vendas.


A receita total obtida com as exportações de café em abril subiu 32,4%, para US$ 379,9 milhões.


O Cecafé tinha uma previsão de que o Brasil exportaria bem menos em 07/08 em função da colheita menor, devido ao ciclo de baixa do café arábica.


“Esperávamos que nesse final de safra o impacto (da colheita menor) fosse maior”, declarou Braga.


Robusta em alta
Os embarques do café tipo arábica em abril ficaram em 1,89 milhão de sacas, ante 1,86 milhão em abril de 2007, e os de robusta atingiram 128,1 mil sacas, contra 28,1 mil sacas no ano passado.


Segundo Braga, nessas exportações de robusta já há algum volume da safra nova, cuja colheita começa antes da do arábica.


“Tem embarque da safra nova de robusta e também teve um momento que o robusta se tornou competitivo.”


Já as exportações de grãos do arábica da safra 08/09 só devem começar em julho, disse ele.


As vendas externas de café solúvel em abril ficaram no equivalente a 271 mil sacas em abril, ante 242 mil sacas em igual mês do ano passado.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.