Expocacer lança café vencedor de concurso na Specialty Coffee Expo, nos Estados Unidos

A feira, uma das maiores do setor, acontece em Chicago do dia 12 até 14 de abril

4 de abril de 2024 | Sem comentários Comércio Cooperativas

Com intuito de apresentar os melhores cafés que o Brasil e o Cerrado Mineiro têm a oferecer, enfatizando a produção de grãos especiais por meio de práticas sustentáveis, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) chega há mais um ano na Specialty Coffee Expo com o lançamento de um café exclusivo e mais uma gama de bebidas com diferentes sabores e aromas. A feira, uma das maiores do setor, acontece em Chicago, nos Estados Unidos, do dia 12 até 14 de abril.

“Uma das novidades este ano é o lançamento do café da cooperada Natália Naimeg, campeã do Festival Elas, que busca reconhecer e premiar as talentosas cafeicultoras da região. É uma bebida de 90 pontos, da variedade Catucai 2SL, com uma explosão de sabores. A iniciativa é um passo importante para promover a igualdade de gênero e destacar a contribuição das mulheres no mundo dos cafés especiais. A bebida também será lançada simultaneamente na cafeteira Pedestrian Coffee, em Chicago”, afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

A Cooperativa estará presente no estande 1856 da Specialty Coffee Expo, com uma vasta programação de seções de cupping e harmonização de cafés com alimentos tradicionais de Minas Gerais, como rapadura, queijo, doce de leite em barra, doce de mamão em barra e goiabada. Os participantes da feira terão a oportunidade de provar os cafés especiais produzidos pelos cooperados da Expocacer, com diferentes perfis de sabor e aromas únicos. Ao todo, são dez variedades entre elas o Topázio, Arara, Paraíso, Catuai, Bourbon Amarelo e Catucai 2SL.

“Durante as sessões de cupping, os consumidores terão a chance de apreciar o nosso lançamento e uma seleção de cafés com notas achocolatadas, de frutas amarelas, frutas vermelhas e nuances florais, oferecendo uma experiência sensorial rica e única. Estamos muito felizes em poder proporcionar esta oportunidade ao consumidor, além de dar a chance de conhecerem o produtor, saber de onde vem o café e a maneira sustentável que é produzida”, afirma Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.

Um grande destaque nesta edição também foi a participação de uma das fazendas cooperadas da Expocacer, a Fazenda Três Meninas, dos produtores Paula e Marcelo Urtado, que foi finalista do Prêmio de Sustentabilidade, da Specialty Coffee Association (SCA). O prêmio reconhece organizações com e sem fins lucrativos que promovem a sustentabilidade no setor cafeeiro e, ao mesmo tempo, inspiram outras pessoas a ingressarem rumo a uma cafeicultura sustentável.

“Esta indicação foi uma conquista. Veio para reconhecer todo trabalho que nossos cooperados vêm fazendo há anos por uma cafeicultura ESG, que está também alinhada a uma nova maneira de consumo, onde o comprador está mais consciente e leva em consideração a origem e se o produto é produzido de maneira sustentável”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

A Specialty Coffee Expo conta com 575 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados mais de 12 mil visitantes. No salão da Expo, os participantes podem interagir com profissionais de toda a cadeia, incluindo produtores, importadores e baristas, além de se conectar e formar novos relacionamentos comerciais com compradores e vendedores de café verde.

“Recentemente abrimos um Hub logístico nos Estados Unidos, que é nosso maior comprador de café, e a grande maioria dos grãos enviados, quase em sua totalidade, são especiais. A priori, nosso planejamento é enviar um contêiner por mês, cada um com cerca de 320 sacas de 60kg de café. Esse projeto visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais, além de encurtar processos”, afirma o Diretor Presidente Executivo.

A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado estadunidense de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Confira a agenda das seções de Cupping:

12/0413/0414/04
12h 14h 16h12h 14h 16h12h 14h

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