Expocaccer apresenta aos seus cooperados resultado recorde

30 de abril de 2009 | Sem comentários Comércio Exportação

Números positivos e confraternização de cooperados foram os destaques do
evento.


A tradicional Assembleia Geral Ordinária da Expocaccer aconteceu no dia 14 de março, no salão do Rotary Club Brumado dos Pavões e contou com relevante participação de cooperados e seus familiares.

Na ocasião foram apresentados aos presentes os resultados, todos em números recordes, dos serviços prestados pela Expocaccer no ano de 2008. Os armazéns receberam 843.180 sacas de café e nos meses de setembro e outubro, foi registrado o maior volume de cafés estocados de todos os tempos. A comercialização também superou as expectativas com a soma de 416.386 sacas, quantidade 29,10% maior que o ano de 2007.

Após a prestação de contas, os cooperados presentes elegeram o novo Conselho Fiscal que atuará no período de um ano. Os conselheiros Fiscais escolhidos para o exercício de 2009 foram os senhores: Eduardo de Carvalho Carneiro, Enéas Ferreira de Aguiar Neto e Lauro Afonso Vieira, tendo como suplentes os senhores: Antônio Custódio de Faria, José Aparecido Naimeg e Rogério Nunes dos Santos.

Ao término dos trabalhos da AGO 2009, houve o sorteio de brindes para os presentes, no qual o cooperado, Sr. Antônio Eustáquio Borges foi o grande felizardo da noite ao angariar o prêmio mais cobiçado: uma TV de 42” com tela LCD. Ao final, os presentes participaram de um churrasco de confraternização e um show com a banda Musical Pais e Filhos. A comemoração foi marcada pela satisfação dos cooperados em comprovar o crescimento da cooperativa no ano de 2008 e participar de uma Expocaccer cada vez mais sólida.



2008: um ano de grandes realizações


 Em 2008, vários fatores contribuíram para o fortalecimento da Expocaccer e fizeram de seus 15 anos de existência um marco em evolução.

Na área física houve investimentos grandiosos como a construção de um novo armazém em sua sede com capacidade para 140.000 sacas de café, esta construção teve como objetivo reduzir problemas logísticos e elevou o volume de armazenagem para 600.000 sacas. Outra realização na área física foi a construção da nova portaria tendo em vista a melhoria no atendimento aos visitantes, assim como das condições de trabalho e segurança.

No campo voltado para a preservação ambiental destaca-se um novo recorde no recebimento e processamento de embalagens vazias de defensivos da Central do inpEV coordenada pela Expocaccer. Foram 418 toneladas prensadas, quantidade 13% superior ao volume recebido em 2007.

Na área administrativa fez-se um trabalho de conquista de novos clientes para o armazém e parceiros comerciais, tanto no mercado interno como no externo, além de desenvolvimento de novas operações estruturadas que permitiram a gestão de risco e a alavancagem dos negócios da cooperativa. Houve também o restabelecimento do projeto NUCOOPP em parceria com a COOPA e COOPACREDI, visando ao atendimento ao pequeno produtor em relação às suas necessidades de: armazenagem, preparação e comercialização de cafés; de insumos e também de crédito. Além disso, em setembro ocorreu a revisão do Planejamento Estratégico com vista ao estabelecimento de diretrizes e caminhos a serem trilhados pela organização nos próximos quatro anos.

As realizações no campo social em destaque foram: o apoio oferecido ao projeto “Esporte Criança” em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer, cujo objetivo principal é promover o resgate e a inclusão social através do esporte; a participação, estímulo e envolvimento dos funcionários da cooperativa nas ações de voluntariado, sobretudo nas atividades do Centro Educacional Pedro Bernardes Dias, apoiada pela Expocaccer desde sua fundação. Destaque também para a sétima edição da Campanha Natal Feliz Expocaccer, a qual superou todos os obstáculos e arrecadou toneladas de alimentos para proporcionar um Natal melhor às pessoas carentes e entidades que promovem ações sociais no município.

Além de todas as realizações citadas, a Expocaccer destacou-se no Anuário do Cooperativismo Mineiro publicado pelo Sistema OCEMG SESCOOP/MG. No anuário constam os registros das maiores cooperativas, do ano de 2007, em diversos segmentos. O segmento “Geral” evidenciou as 50 maiores cooperativas de Minas, a Expocaccer ocupou as seguintes posições no ranking: 27º lugar em receitas totais e 48º lugar em distribuição de sobras do exercício. No segmento “Ramo Agropecuário” o destaque foi dado para as 20 maiores cooperativas, no ranking houve os seguintes registros: 20º posição em receitas totais, 11º posição em distribuição de sobra média por associado e 12º posição em riqueza média gerada por associado.

O ano de 2008 foi, sem dúvidas, um período de desafios, principalmente pela crise que atingiu o mundo, porém, a Expocaccer contrariou todas as perspectivas, realizando grandes feitos, e agora prepara-se para superar as marcas estabelecidas para 2009, focando, sempre, o interesse de seus cooperados.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.