Exclusivo: Engenheiro traz alerta e conselho aos cafeicultores sobre maturação desuniforme e a seca de ponteiros

Há relatos de baixíssima peneira e grãos miúdos em todo o estado de Minas Gerais

22 de maio de 2024 | Sem comentários Especiais Produção
Antonio Sergio

Por Redação

A colheita da safra de 2024 começou em inúmeras regiões. Porém a qualidade dos primeiros grãos está assustando os produtores. Em visitas técnicas, o Engenheiro Agrônomo e Redator da Revista Cafeicultura, Antônio Sérgio, tem encontrado desuniformidade de maturação dos frutos, evidenciando a presença de frutos verdes, maduros e secos na mesma roseta.

Antonio Sergio

´´Essa disparidade pode resultar na quebra da qualidade e no aumento de defeitos nos grãos, afetando diretamente o preço pago ao produtor de café. É fundamental compreender como a maturação desigual impacta a produção e a qualidade do café.´´ afirma Antônio.

Em vídeo, ainda é possível ver uma seca de ponteiros severa, as plantas não estão suportando a carga por falta de água.

´´Não tem água no solo, clima quente, muito seco e os frutos são um forte dreno para a planta. As ramas que estão com bastante frutos estão secando, esse dreno ta depauperando essas folhas´´, explica o engenheiro.

Antônio finalizou comentando que o conselho dado aos produtores é colher o mais rápido possível, a fim de liberar a planta desse dreno fortíssimo para que ela consiga passar esse período de seca, evitando assim, perder uma rama importante para a produção dos próximos anos.

´´Mesmo a planta que tá bem folhada, está bem vestida, você abre lá no fundo já vê ramas já começando a secar, as folhas da frente secando, amarelando caindo e logo em seguida o ramo secando e exaurindo toda a reserva nutricional´´ encerrou.

Confira o vídeo:

Fotos: Antônio Sérgio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.