fonte: Cepea

Exclusivo: Engenheiro traz alerta e conselho aos cafeicultores sobre maturação desuniforme e a seca de ponteiros

Há relatos de baixíssima peneira e grãos miúdos em todo o estado de Minas Gerais

22 de maio de 2024 | Sem comentários Especiais Produção
Antonio Sergio

Por Redação

A colheita da safra de 2024 começou em inúmeras regiões. Porém a qualidade dos primeiros grãos está assustando os produtores. Em visitas técnicas, o Engenheiro Agrônomo e Redator da Revista Cafeicultura, Antônio Sérgio, tem encontrado desuniformidade de maturação dos frutos, evidenciando a presença de frutos verdes, maduros e secos na mesma roseta.

Antonio Sergio

´´Essa disparidade pode resultar na quebra da qualidade e no aumento de defeitos nos grãos, afetando diretamente o preço pago ao produtor de café. É fundamental compreender como a maturação desigual impacta a produção e a qualidade do café.´´ afirma Antônio.

Em vídeo, ainda é possível ver uma seca de ponteiros severa, as plantas não estão suportando a carga por falta de água.

´´Não tem água no solo, clima quente, muito seco e os frutos são um forte dreno para a planta. As ramas que estão com bastante frutos estão secando, esse dreno ta depauperando essas folhas´´, explica o engenheiro.

Antônio finalizou comentando que o conselho dado aos produtores é colher o mais rápido possível, a fim de liberar a planta desse dreno fortíssimo para que ela consiga passar esse período de seca, evitando assim, perder uma rama importante para a produção dos próximos anos.

´´Mesmo a planta que tá bem folhada, está bem vestida, você abre lá no fundo já vê ramas já começando a secar, as folhas da frente secando, amarelando caindo e logo em seguida o ramo secando e exaurindo toda a reserva nutricional´´ encerrou.

Confira o vídeo:

Fotos: Antônio Sérgio.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.