‘Este café não nasceu aqui’: projeto em MG cria plaquinhas para explicar aos consumidores caminho dos alimentos até o supermercado

Projeto Saracura, idealizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, visa ensinar aos clientes a origem e o processo de produção de certos alimentos e valorizar o trabalho do produtor rural.

27 de fevereiro de 2024 | Sem comentários Comércio

Por G1

Leva apenas alguns segundos para uma pessoa pegar uma embalagem de café de uma prateleira no mercado. No entanto, mais de 1100 dias se passaram desde o plantio do cafeeiro até o momento em que o pó, já processado, chega à mesa do consumidor. É o que explica uma das plaquinhas colocadas em um supermercado em Uberaba.

A iniciativa é chamada de Projeto Saracura e foi idealizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba. O propósito é informar às pessoas que o alimento vem do trabalho dos produtores rurais e não nasceu na prateleira de um supermercado, por meio de placas informativas que explicam a origem de cada alimento.

Nas gôndolas do Supermercado LS Guarato, primeiro estabelecimento a participar da ação, as placas contam com um QR Code que direciona as pessoas a mais informações sobre a mercadoria.

“Essa parceria mostra para o consumidor final a importância da atividade rural para o país”, disse o representante do Supermercado LS Guarato, Cristiano Luís dos Santos.

Plaquinhas projeto Saracura Uberaba — Foto: TV Integração/Reprodução

Até agora, 16 produtos diferentes já foram incluídos na iniciativa, incluindo farinha, macarrão, pão, carne suína, café e leite. O nome da iniciativa, Projeto Saracura, remete à ave saracura que possui um canto alto e característico, segundo o presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Marco Túlio Prata.

“Nosso objetivo é trazer a valorização do produtor e mostrar para a população que o produto na sua mesa é fruto do suor do homem do campo”, afirma o presidente.

Ainda segundo Marco Túlio, a proposta é que a iniciativa chegue a todas as lojas de varejo de Uberaba.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.