Marilândia/ES – O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Prefeitura de Marilândia realizam, nesta sexta-feira (27), na localidade de Córrego Germano, no município, um Dia de Campo sobre a Cultura do café Conilon.
O objetivo é aumentar o conhecimento dos cafeicultores da região, sobre as tecnologias e os recursos disponíveis atualmente, capazes de melhorar o desempenho e a produção das lavouras.
A partir das 8h30, cerca de 200 agricultores familiares estarão reunidos, na propriedade dos cafeicultores Francisco Helvécio e André Altoé, para acompanhar as capacitações coordenadas pelos profissionais do Incaper.
Divididas em quatro estações, elas vão abordar a adubação do cafeeiro, as variedades de Conilon melhoradas geneticamente, o manejo da lavoura, com destaque para a poda e desbrota da planta, e a secagem do café, uma tecnologia muito importante no período da pós-colheita. A coordenação será dos pesquisadores Abraão Verdin e Paulo Volpi e dos extensionistas Gilberto Mazzo e Leandro Novak.
Em Marilândia, cerca de duas mil famílias têm a cafeicultura como principal fonte de emprego e renda. A atividade está espalhada por mil propriedades rurais, ocupando uma área de 7.3 mil hectares. Na safra passada, a produção de Conilon foi de 200 mil sacas piladas.