ES: Seag estimula renovação das lavouras de café arábica em Dores do Rio Preto

Por: 27/04/2009 22:04:05 - Página Rural

 
27/04/2009 22:04:05 – Página Rural
Dores do Rio Preto/ES
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), realiza, nesta quinta-feira (30), o III Encontro de Produtores de café Arábica de Dores do Rio Preto e o Seminário Regional do Programa ‘Renovar Arábica’. O evento acontece a partir das 13 horas, no Divisa Tênis Clube, no município de Dores do Rio Preto.


Participam do evento o secretário de Estado da Agricultura, Ricardo Santos, o diretor-presidente o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Evair Vieira de Melo, representantes da Prefeitura de Dores do Rio Preto, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do café (Cetcaf), do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e do Banestes.


No encontro haverá palestras e discussões sobre as perspectivas do mercado de café, as linhas de crédito rural para cafeicultura, melhoria de qualidade da produção, colheita e pós-colheita e, ainda, legislação trabalhista e sindical.


Promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor cafeeiro é uma das diretrizes do Novo Plano Estratégico de Desenvolvimento do Estado da Agricultura Capixaba (Novo Pedeag). As principais estratégias do Novo Pedeag são: elevar a produtividade ampliando sua base genética, promover assistência técnica aos produtores, estimular o associativismo para alcançar ganhos em valor e escala no âmbito da cadeia produtiva.


Programa ‘Renovar Arábica’
A Seag pretende que o Programa ‘Renovar Arábica’ seja implantado em 49 municípios, numa área de aproximadamente 190 mil hectares, em mais de 20 mil pequenas propriedades, que envolvem aproximadamente 53 mil famílias.


As principais metas do programa são: A renovação de 100% do parque cafeeiro de arábica, em um prazo de 15 anos, com variedades recomendadas pelas pesquisas científicas e com a utilização de boas práticas agrícolas. Com isso, será possível dar um salto histórico na produção do café arábica capixaba, dobrando a produtividade, elevando de 12 sacas beneficiadas/ha para 23 sacas e aumentando a produção de dois para quatro milhões de sacas, sem estender a área plantada.


Também, faz parte do programa ampliar a produção de café superior de 300 mil para um milhão de sacas por ano, e a exportação do produto com valor agregado, além de implantar salas de provas de café arábica em todos os municípios envolvidos.


Cafeicultura de arábica no Estado
O Espírito Santo é o segundo maior produtor de café do Brasil. A produção capixaba representa mais de 25% do total nacional. O Estado fica em 4º lugar no ranking nacional do café arábica, perdendo apenas para Minas Gerais, São Paulo e Paraná.


Um destaque do café no Espírito Santo é sua alta qualidade. O café arábica capixaba é conhecido mundialmente como o “café das Montanhas do Espírito Santo”, e é exportado para países da Europa e para os Estados Unidos.


A cafeicultura é responsável por 43,6% do Valor Bruto da Produção (VBP) Agropecuária do Espírito Santo. Já o arábica representa 9,3% do VBP capixaba.



Programação
12h30 – Recepção e Inscrição


13 horas – Abertura – Secretário de Estado da Agricultura – Ricardo Santos
Diretor-presidente do Incaper – Evair Vieira de Mello
Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente – Ailson José Carvalho
Prefeitura Municipal de Dores do Rio Preto – Claudia Martins Bastos


13h30 – Programa “Renovar Arábica” – Fomento
Izaias dos Santos Bregonci – Extensionista do Incaper/ Alegre – ES


14h10- Mercado de café – Perspectivas
Frederico de Almeida Daher – Superintendente do CETCAF/ Vitória – ES


14h50 – Linhas de Crédito Rural para cafeicultura – Bandes / Banestes


15h30 – Lanche


15h45 – Melhoria de Qualidade da Produção/Colheita e pós-colheita


16h30 – Legislação Trabalhista e Sindical
Waldeque Garcia da Silva – Senar/ Faes/ Vitória – ES


17h15 – Encerramento



Fonte: Governo do Espírito Santo
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.