Foto: Roberly Pereira ![]() |
Os pequenos produtores de café de Venda Nova, Afonso Cláudio, Castelo, Vargem Alta, Brejetuba e Conceição do Castelo irão se reunir na próxima terça-feira (10), na Casa do Café, em Venda Nova, para receber os equipamentos que vão melhorar o desempenho no valor do produto da cafeicultura das montanhas.
Segundo a secretária executiva do Programa de Certificação de Café, Jackeline Uliana Donna, cada descascador servirá à cinco famílias de cafeicultores familiares. “A iniciativa é da entidade americana TransfairUSA, que incentiva este programa de Certificação e Rastreabilidade dos Cafés das Montanhas do Estado do Espírito Santo”, disse.
O técnico em cafeicultura e coordenador da Cooperativa dos Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (Pronova), Evair de Melo, pertencente ao grupo de elite mundial de provadores de café, comentou que é grande a preocupação das entidades voltadas para a cafeicultura de qualidade que incentivam os cafeicultores que trabalham com as suas famílias.
“Os importadores da Ásia e Europa querem o produto gourmet. O retorno financeiro é garantido quando a produção ofertada apresenta boa performance”, disse o técnico, ressaltando que em curto prazo o consumidor mundial de café gourmet terá no Espírito Santo a maior fonte de produção de café de sua preferência. “Já produzimos bastante, mas os consumidores europeus e asiáticos querem muito mais”.
Cafés certificados terão projeto novo
Foto: Roberly Pereira ![]() |
A proposta está incluída no Programa de Certificação e Rastreabilidade dos Cafés das Montanhas do Estado com envolvimento dos municípios de Venda Nova, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Afonso Cláudio, Vargem Alta, Muniz Freire, Marechal Floriano e Domingos Martins, considerados como os maiores produtores de café arábica do Espírito Santo.
De acordo com o técnico em cafeicultura de qualidade da Cooperativa de Cafeicultores das Montanhas do Espírito Santo (PRONOVA), Evair de Melo além da entidade que representa, incluem-se no programa o Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE-ES), Instituto INCAPER, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem de Cooperativismo (SESCOOP-ES).