Embrapa Cerrados promove curso para parceiros do projeto Unaí

12 de dezembro de 2005 | Sem comentários Agenda & Eventos Mais Café

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária -Embrapa, Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour lê Développment – Cirad, Universidade de Brasília (Faculdade de Agronomia e Veterinária e Grupo de Trabalho da Reforma Agrária), professores do Colégio Agrícola de Unaí e técnicos da Emater-MG participam, de 12 a 14 de dezembro, na Embrapa Sede (Brasília), do Curso “Enfoque e Métodos de Construção de Inovação em Parceria”. A promoção é da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), unidade da Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A Embrapa Cerrados desenvolve projeto de desenvolvimento local em três assentamentos da Reforma Agrária em Unaí-MG, onde estão localizados 23 assentamentos. O Projeto Unaí foi iniciado em 2002 e conta localmente com diversas parcerias, destacando-se a Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (colégio agrícola), as associações dos assentamentos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a Emater-MG, a Cooperativa Agropecuária de Unaí Ltda (CAPUL) e a Prefeitura Municipal de Unaí.

O projeto Unaí visa a apoiar o desenvolvimento da agricultura familiar em assentamentos da Reforma Agrária, desenvolvendo trabalhos nas áreas de conservação e manejo sustentável de recursos naturais, transferência de tecnologia, educação ambiental, socioeconomia, métodos participativos de apoio ao desenvolvimento, fitotecnia e administração rural.

Nos três assentamentos da Reforma Agrária em que são desenvolvidas as atividades do projeto Unaí, os resultados são promissores. Os assentados já adquiriram tanques de resfriamento de leite para uso coletivo; instalação de campo coletivo de multiplicação de sementes de milho; capacitação, a partir das demandas dos assentados, em tecnologias de produção; instalação de unidades de pesquisa participativa de variedades de mandioca; aquisição coletiva de mudas de banana com redução de 33% no preço, formação de grupos de interesse de artesanato e exploração de baru (planta nativa do Cerrado).

Ampliação das atividades

De acordo com o pesquisador da Embrapa Cerrados, Marcelo Nascimento de Oliveira, o curso surgiu da necessidade de se pensar o projeto Unaí em aumento de escala, ou seja, ampliar as atividades dos três assentamentos para os 23 assentamentos e, com isso, disponibilizar os conhecimentos gerados ao longo desses três anos. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí demandou a Embrapa Cerrados o aumento dessa escala para que todos os outros assentamentos sejam beneficiados.

A metodologia de Construção de Inovação em Parceira foi escolhida por ser desenvolvida pelo Cirad em vários países. A metodologia de pesquisa-ação em parceria e sua aplicação na agricultura é o tema da palestra, do dia 12 de dezembro, de Bernard Triomphe e Eric Sabourin, ambos do Cirad.

No período da tarde, o pesquisador da Embrapa Cerrados, José Humberto Valadares Xavier, fala sobre os princípios da abordagem participativa para construção de inovação no projeto Unaí. A professora da Universidade de Brasília (Grupo de Trabalho da Reforma Agrária) conta a experiência da construção em parceria do Curso Técnico por Alternância no Colégio Agrícola de Unaí.

No dia 13 de dezembro, as discussões são sobre métodos de pesquisa-ação sobre concepção de sistemas de cultivo no projeto Unaí e a experiência dos agricultores-experimentadores no agreste da Paraíba.
No dia 14 de dezembro, serão elaboradas proposta metodológica para o Projeto Unaí e proposta de capacitação dos atores locais (parceiros). No final do curso, haverá mesa-redonda para apresentação das propostas metodológica aos responsáveis pela Embrapa, Ministério do Desenvolvimento Agrário (Secretaria de Agricultura Familiar e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural) e INCRA.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.