Emater-MG garante 2º lugar na categoria “Serviços Agropecuários” do Prêmio Melhores do Agronegócio, da Revista Globo Rural

Empresa está no Anuário do Agronegócio 2020, a mais completa radiografia do setor e entre as 400 maiores do país

27 de novembro de 2020 | Sem comentários Cafés Especiais Produção

BELO HORIZONTE (27/11/2020) – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é uma instituição pública muito respeitada e conceituada no setor do agronegócio mineiro e do país. As ações técnicas que ela desenvolve junto ao homem do campo, objetivando aumentar a produção, agregar valor e qualidade aos produtos rurais de Minas Gerais, são sabidamente reconhecidas por seus parceiros, sociedade e imprensa mineira e nacional.



Uma das provas dessa afirmação pode ser conferida pelo desempenho da Emater-MG, no 16º Prêmio Melhores do Agronegócio, deste ano, onde a empresa mineira, que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ficou em 2º lugar na categoria “Serviços Agropecuários”. O prêmio é considerado o mais tradicional do agronegócio brasileiro.

Melhores do Agronegócio é uma iniciativa da Revista Globo Rural e a Editora Globo. A premiação é feita com base em dados, relativos ao exercício de 2019, pesquisados pela Serasa Experian, que leva em conta critérios econômicos como receita líquida, rentabilidade, giro do ativo e margem líquida, entre outros.

O anúncio dos vencedores desta edição de 2020 aconteceu na noite desta terça-feira (24/11), durante transmissão ao vivo por todas as plataformas digitais da Revista Globo Rural. Foram premiadas as companhias do agronegócio nacional que mais se destacaram no ano passado, nas 21 categorias do evento.

Também foi lançada a 16ª edição do Anuário do Agronegócio, publicação especial impressa que estará nas bancas de jornais e revistas de todo o país, com reportagens e o ranking das melhores e maiores empresas da agropecuária brasileira.

O anuário é considerado a mais completa radiografia do setor agropecuário brasileiro. “No Anuário impresso a gente divulga o ranking setorial, além das reportagens com as campeãs. A Emater-MG aparece ranqueada, junto com as primeiras colocadas, na matéria sobre serviços agropecuários”, explicou o editor-chefe da Revista Globo Rural, Cassiano Ribeiro, um dos apresentadores da premiação virtual.

Segundo Ribeiro, a categoria “serviços agropecuários” foi uma novidade desta edição de 2020 e que, no próximo ano, deverá ser criada uma ou mais outras duas categorias, com mais empresas participando. “O prêmio é um reconhecimento ao desempenho econômico, social e ambiental, dessas empresas, avaliadas pela Serasa”, explicou. De acordo com o editor, por problemas de logística, o 16º Anuário do Agronegócio só deverá chegar em Belo Horizonte, na primeira semana de dezembro, mas a partir de hoje, já pode ser encontrado nas bancas de jornais e revistas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Revista Exame e Emater-MG

A Emater-MG também está no ranking das 400 maiores empresas do agronegócio brasileiro, listadas pela Revista Exame, ocupando o 358º lugar. Juntas, estas empresas obtiveram quase 226 bilhões de dólares em receita e lucraram 5,7 bilhões de dólares, conforme a publicação.



A Emater-MG está presente em 798 municípios, o que representa 93% de cobertura em Minas Gerais, uma das maiores capilaridades dentre as instituições do Estado. Isto é possível, principalmente, pela atuação em rede com parceiros, entre eles as prefeituras municipais.



São mais de 1,6 milhão de atendimentos no ano de 2020, em inúmeras ações, priorizando a agricultura familiar. Os atendimentos abrangem também público urbano, povos e comunidades tradicionais, além de produtores rurais e agricultores familiares.



Para o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, a solidez da empresa e o reconhecimento do bom desempenho dela nos eventos, produzidos pelas duas revistas, comprovam mais uma vez que, a instituição está no caminho certo.



“Isso demonstra que a Emater Minas Gerais promove a oferta de serviço essencial para a sociedade, visando compartilhamento de informações, construção de soluções, execução de políticas públicas e promoção da melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, além do desenvolvimento dos municípios”, afirmou.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.