Dia Nacional do Café: da fruta vermelha antes da colheita às sofisticadas receitas elaboradas ao longo do tempo
24/05/2008 18:27:37 – Redação Gazeta Rádios e Internet
GUIDO NUNES
ggiovanini@redegazeta.com.br
Uma bebida produzida a partir de um grão torrado, se não fosse revestida pela história do cotidiano e da economia do brasileiro, não seria o patrimônio histórico que é. Neste sábado (24), Dia Nacional do Café, a bebida – tradicionalmente preparada pela simples combinação de água e de pó de café, servida quente e com açúcar a gosto – adquire receitas cada vez mais diferentes, no entanto, continua sendo o principal cartão de visita de lares de todas as classes sociais.
O popular cafezinho não chega a ser uma unanimidade, mas é quesito obrigatório em quase todas as mesas de brasileiros para compor e ser apreciado na principal refeição feita no início do dia que, não por acaso, recebeu o nome de “café da manhã”.
Seu Oswaldo Gilo dos Santos, de 65 anos, vende queijos na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica. Ele disse que só consegue trabalhar bem durante o dia se tomar café. “O café não pode faltar. De manhã cedo se falta em casa tenho que procurar onde compra-lo. Até às 13 horas tomo uns quatro ou cinco cafezinhos. Minha alimentação é praticamente só o café. Posso trabalhar o dia todo, só não me deixem sem o café”, disse.
O aposentado Dilson Soares, 73 anos, toma café todos os dias na mesma cafeteria, na Praia do Canto, em Vitória. Ele conta que além do sabor, o grão também tem sua importância na economia do país. “O café é importante na vida de todo o brasileiro exatamente por ele ter sido um pilar da nossa economia por mais de 100 anos. Hoje em dia, apesar da diversificação da nossa agricultura e da nosas economia, o café continua sendo um dos pilares”.
As formas de se tomar café são variadas, e as combinações feitas com ele também. Uma delas caiu no gosto do brasileiro: o pão com café. E eles não precisam ser consumidos individualmente, lembra o aposentado. “Eu gosto de tudo no café, o gosto dele é o mais importante. Café com leite, com chocolate. Até molhar o pão no café com leite eu gosto”.
O gosto pelo café é tanto que há quem ganhe a vida se especializando nele. A barista Nádia dos Santos conta o que faz um “profissional do café”. “O barista tem que de onde vem o café passando por todos os processos até chegar na mesa do cliente. Tem o café arte que trabalha com desenhos no café, pois o barista é também um artista. Cada um tem que ter uma receita própria que resume, na maioria das vezes, o café, o chocolate e o leite”.
O Gazeta On Line foi a campo e traz, neste Dia Nacional do Café, duas receitas diferentes e gostosas que você pode fazer utlizando o café. Confira!
Fonte: Cafeteria Café e Tabaco
Coffee Sundae
Ingredientes:
2 bolas de sorvete de creme
1 xícara de 50ml de café
80ml de licor de amarula
1 colher rasa de chocolate em pó
Chantilly
Como fazer:
Coloque os ingredientes um a um em uma taça de vidro e sirva ou, se preferir, bata os ingredientes no liquidificador.
Mini-saia
Ingredientes:
– 1 xícara de 50ml de café
– 1 xícara de 50ml de leite vaporizado
– calda de chocolate
Como fazer:
– Cubra a base de uma taça de vidro com a calda de chocolate. Em seguida jogue o leite vaporizado que vai criar uma espuma de coloração branca. No meio dessa espuma, coloque de maneira devagar o café.
Serviço
Cafeteria Café Tabaco
Rua Joaquim Lyrio, Shopping Pátio Praia – Praia do Canto, Vitória