Dia Nacional do Café: da fruta vermelha antes da colheita às sofisticadas receitas elaboradas ao longo do tempo

26 de maio de 2008 | Sem comentários Consumo Receitas
Por: Gazeta OnLine

Dia Nacional do Café: da fruta vermelha antes da colheita às sofisticadas receitas elaboradas ao longo do tempo
24/05/2008 18:27:37 – Redação Gazeta Rádios e Internet


GUIDO NUNES
ggiovanini@redegazeta.com.br

Foto: Divulgação Uma bebida produzida a partir de um grão torrado, se não fosse revestida pela história do cotidiano e da economia do brasileiro, não seria o patrimônio histórico que é. Neste sábado (24), Dia Nacional do Café, a bebida – tradicionalmente preparada pela simples combinação de água e de pó de café, servida quente e com açúcar a gosto – adquire receitas cada vez mais diferentes, no entanto, continua sendo o principal cartão de visita de lares de todas as classes sociais.

O popular cafezinho não chega a ser uma unanimidade, mas é quesito obrigatório em quase todas as mesas de brasileiros para compor e ser apreciado na principal refeição feita no início do dia que, não por acaso, recebeu o nome de “café da manhã”.

Seu Oswaldo Gilo dos Santos, de 65 anos, vende queijos na avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, Cariacica. Ele disse que sóFoto: Guido Nunes consegue trabalhar bem durante o dia se tomar café. “O café não pode faltar. De manhã cedo se falta em casa tenho que procurar onde compra-lo. Até às 13 horas tomo uns quatro ou cinco cafezinhos. Minha alimentação é praticamente só o café. Posso trabalhar o dia todo, só não me deixem sem o café”, disse.

O aposentado Dilson Soares, 73 anos, toma café todos os dias na mesma cafeteria, na Praia do Canto, Foto: Guido Nunesem Vitória. Ele conta que além do sabor, o grão também tem sua importância na economia do país. “O café é importante na vida de todo o brasileiro exatamente por ele ter sido um pilar da nossa economia por mais de 100 anos. Hoje em dia, apesar da diversificação da nossa agricultura e da nosas economia, o café continua sendo um dos pilares”.

As formas de se tomar café são variadas, e as combinações feitas com ele também. Uma delas caiu no gosto do brasileiro: o pão com café. E eles não precisam ser consumidos individualmente, lembra o aposentado. “Eu gosto de tudo no café, o gosto dele é o mais importante. Café com leite, com chocolate. Até molhar o pão no café com leite eu gosto”.

O gosto pelo café é tanto que há quem ganhe a vida seFoto: Guido Nunes especializando nele. A barista Nádia dos Santos conta o que faz um “profissional do café”. “O barista tem que de onde vem o café passando por todos os processos até chegar na mesa do cliente. Tem o café arte que trabalha com desenhos no café, pois o barista é também um artista. Cada um tem que ter uma receita própria que resume, na maioria das vezes, o café, o chocolate e o leite”.

O Gazeta On Line foi a campo e traz, neste Dia Nacional do Café, duas receitas diferentes e gostosas que você pode fazer utlizando o café. Confira!

Fonte: Cafeteria Café e Tabaco

Coffee Sundae


Ingredientes:
2 bolas de sorvete de creme
1 xícara de 50ml de café
80ml de licor de amarula
1 colher rasa de chocolate em pó
Chantilly

Como fazer:
Coloque os ingredientes um a um em uma taça de vidro e sirva ou, se preferir, bata os ingredientes no liquidificador.

Mini-saia


Ingredientes:
– 1 xícara de 50ml de café
– 1 xícara de 50ml de leite vaporizado
– calda de chocolate

Como fazer:
– Cubra a base de uma taça de vidro com a calda de chocolate. Em seguida jogue o leite vaporizado que vai criar uma espuma de coloração branca. No meio dessa espuma, coloque de maneira devagar o café.

Serviço
Cafeteria Café Tabaco
Rua Joaquim Lyrio, Shopping Pátio Praia – Praia do Canto, Vitória

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.