Dia Nacional do Café: a relação do brasileiro com o Starbucks

Livros contam história da cafeteira mais famosa do mundo, que está no Brasil há 14 anos

19 de maio de 2021 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Localizada no piso superior do Morumbi Shopping, os 180 metros quadrados com 60 lugares se tornaram lugares favoritos dos paulistanos e ponto turístico na maior cidade do país. Ali era o ponto de partida da primeira loja do Starbucks no Brasil e desde então, mudou a forma do consumo da segunda bebida mais consumida pelos brasileiros.

Segundo uma pesquisa encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa, o café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. O levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Se destacando entre os jovens, é inevitável ligar o sinônimo de capital à presença de uma loja do Starbucks. E por trás de toda essa credibilidade da marca, existe uma história repleta de crenças e motivada pelo tratamento dos funcionários com respeito e dignidade. O livro “Vai um cafezinho?”, escrito pela autora Luciana Medeiros e lançado pela Buzz Editora relata a trajetória da empreendedora visionária e forte líder, Maria Luisa, CEO da Starbucks.

“Ela era uma das mais eficientes, felizes e gentis pessoas que eu conheci na minha longa carreira. Este livro conta a sua maravilhosa história com carinho e emoção. Uma leitura imprescindível”, disse Larry Fish Bank Chairman, investidor e amigo de longa data.

Já para Howard Schultz, ex-Chairman e CEO da Starbucks Corp, Maria Luisa tinha essa capacidade única e especial de trazer as pessoas para perto. “Não é fácil encontrar mulheres com a sua coragem, aliada a um saudável respeito pela tradição da Starbucks”.
Schulz também é autor do livro “Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara”, lançado pela Buzz Editora no Brasil. O título não é apenas um registro de crescimento e sucesso. Ele conta também como uma empresa pode ser construída de maneira diferente.
 

E você, já foi a um Starbucks? Ao todo são mais de 30 mil lojas espalhadas em 78 países em todo o mundo, sendo a primeira loja inaugurada em 1971, no Pike Place Market, em Seattle, EUA. No Brasil, a marca também lançou um blend nacional (vendido só aqui) com matéria-prima vinda de Minas, São Paulo e Bahia.
 

Título: Dedique-se de coração: A história de como a Starbucks se tornou uma grande empresa de xícara em xícara

Autor: Howard Schultz
Editora : Buzz Editora; 1ª edição (12 setembro 2019)
Idioma : Português
Preço: R$ 32,90
Capa comum : 336 páginas
ISBN-10 : 6580435194
ISBN-13 : 978-6580435197
 

Título: Vai um cafezinho?

Autor: Luciana Medeiros
Editora : Buzz Editora (4 março 2019)
Idioma : Português
Preço: R$ 26,89
Capa comum : 192 páginas
ISBN-10 : 8593156851
ISBN-13 : 978-8593156854

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.