Desafio de Baristas termina em empate – Lauro Sant’Anna e Éder Ferreira dividem o 1º lugar

11 de abril de 2008 | Sem comentários Barista Consumo

Lauro Sant’Anna, do Hotspot Café, e Éder Ferreira, da Prima Qualità (Cooxupé), foram os vencedores do Desafio de Barista 2008, evento realizado na tarde de quarta-feira (9) na arena do Café Show, no Restaubar, promovido no Transamérica Expo Center, em São Paulo. O torneio é de duplas e vence aquele que preparar, no menor tempo possível, mas com alta qualidade, 2 ‘espressos’ curtos, 2 cappuccinos e 2 drinques de assinatura. Lauro preparou as 6 bebidas em 4’07”68, e Éder em 4’07”87. A avaliação global do júri confirmou o empate. O torneio começou na segunda-feira (7) e foi disputado por 16 baristas (8 duplas).


O júri foi integrado por Eduardo Lopes, diretor da ABAGA – Associação Brasileira de Alta Gastronomia; Tatine Rodrigues, barista da Cafemaq; e por Christianne Monteiro e Nathan Herszkowicz, respectivamente nutricionista e diretor-executivo da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café. Toda a disputa teve auditoria do Instituto Totum.


“Os baristas estão aí para provar que a profissão veio para ficar e agregar, assim como os cafés de qualidade. Estamos felizes de poder oferecer um evento como esse”, afirmou Herszkowicz. O evento, que tem como objetivo divulgar esses profissionais que são especialistas no preparo de café ‘espresso’ e de drinques à base de café, é promovido, desde 2007, pelo CCQ – Círculo do Café de Qualidade da ABIC e pelo CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé São Paulo.


Café Criativo


A dupla final teve que apresentar o “Café Criativo”, uma novidade deste ano. Uma caixa com dez ingredientes surpresas foi entregue momentos antes a cada um deles. O objetivo era avaliar a capacidade dos baristas em criar rapidamente drinques à base de café. Na caixa havia calda de chocolate, leite condensado, hortelã, biscoito Negresco, xarope de caramelo, damasco, ameixa, leite, nectarina, geléia de abacaxi.


Éder optou por preparar um drinque com calda chocolate, leite condensado, hortelã, Negresco, leite, nectarina e geléia de abacaxi; os elementos foram utilizados na preparação e decoração da bebida. Já Lauro optou pela calda de chocolate, ameixa, leite, biscoito Negresco, leite condensado, damasco e hortelã.


Ficou evidente o alto nível dos competidores deste ano. “O Desafio de Baristas 2008 foi muito bom. A qualidade dos quatro semifinalistas foi excelente, o nível melhorou muito este ano”, disse Mônica Pinto, coordenador de projetos da ABIC. Eliana Relvas, consultora do CPC, destacou o profissionalismo e coleguismo de todos os competidores.


Os vencedores


Barista exclusivo da Prima Qualitá Café (marca de café da Cooxupé), o cearense Éder Ferreira Delfino, de 26 anos, é o atual campeão brasileiro de Latte Art e vice-mundial na categoria. Há quatro anos na profissão, ele fez curso na cafeteria Santo Grão com a barista tricampeã brasileira Silvia Magalhães.  Esta foi a primeira vez que Éder participou do Desafio de Baristas. “Decidi me inscrever por ser uma oportunidade de mostrar que nós, baristas, não somos apenas tiradores de café, e sim profissionais capazes de criar drinques”, explicou.


Lauro Sant’Anna, paulista de 22 anos, é barista desde 2006 e há um ano trabalha na Hotspot Café. Esta foi a primeira vez que ele disputou o Desafio de Baristas. No ano passado ele se inscreveu, mas não passou na pré-seleção. Para Lauro, “esses eventos motivam os profissionais, promovem disputas saudáveis e fazem com que cada vez mais a profissão seja vista pelos olhos de empreendedores do ramo”, diz. “Fico satisfeito com o resultado final, porque Éder também é um ótimo profissional. Eu me preparei e treinei muito para este Desafio. Agora pretendo investir na minha carreira de barista”, concluiu.


Além de diploma e troféu, Éder e Lauro receberam prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1 mil. O Desafio de Barista conta com o apoio da ACBB – Associação Campeonato Brasileiro de Barista e da ABAGA – Associação Brasileira da Alta Gastronomia. Nesta edição, teve como patrocinadores a Cafemaq, a Da Vinci (syrups e caldas) e leite Xandô.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.