Curso busca estimular o consumo de café junto aos espanhóis

5 de julho de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo

Segundo dados estatísticos apresentados por Fructuoso Arranz, da Coffee Consulting, na Espanha se consome apenas 4 quilos de café per cápita ao ano, contra 13 quilos da Suécia ou 8 quilos da Alemanha. Buscando mudar esse quadro, um curso de verão da Cátedra Ferran Adriá, em Madri, busca levar conhecimento sobre café aos espanhóis. A capacitação é dirigida pela Coffee Consulting, com a colaboração da Associação Madrilenha de Industriais do Café. O início da atividade foi feito com uma análise teórica sobre a história e características do café, realizada por Arranz. Ele lembrou que o café é a segunda mais importante matéria-prima do mundo, atrás apenas do café.

O principal consumidor do grão são os Estados Unidos, com cerca de 7 quilos por habitante/ano. Arranz lembrou que na Espanha 50% do café consumido é fora de casa, o que somaria cerca de 40 milhões de xícaras diárias. São cultivadas atualmente quatro espécies de café, porém, apenas duas são importantes para o consumo: o arábica, procedente de países centro-americanos, que é mais suave e saboroso, e o robusta, predominantes na Ásia e África, com sabor mais amargo e menos saboroso.

A indústria espanhola, no entanto, adquire 30% de café arábica e 70% de robusta, demonstrando que o país dá mais valor econômico que qualitativo ao café. Depois dessas explicações, os participantes do curso degustaram diferentes sabores, tipos e qualidades de café, em uma prova que, primeiramente, puderam diferenciar os quatro sabores básicos, amargo, doce, ácido e salgado, e poder tomar contato com diversos aromas associados ao café para, na continuação, realizar várias provas de café, distinguindo cafés verdes, torrados, naturais, mesclados, robustas, arábicas e gourmets.

A Coffee Consulting, um laboratório independente de análises e provas de café fundado em 1989, conta com vários experts em análises sensoriais e dá serviços como cursos, controle de qualidade para importadores, torrefadores, hotéis e aficionados. Atualmente, a empresa é considerada a mais experiente em análise e avaliação de café no mercado espanhol. O curso conta com outros experts, como Javier Chivite, professor da Faculdade de Ciências da Comunicação, Paco Roncero, chefe de cozinha da La Terraza del Casino, Mariano Castellanos, presidente da Associação Nacional de Maitres da Espanha, José Jiménez Blas, diretor do Primer Maitre do restaurante Zalacaín, entre outros.
 

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