Criado centro de inteligência da Batata em Minas Gerais

Por: 25/12/2006 05:12:48 - Jornal Estado de Minas

Tempo de batata

Criado centro de inteligência para tornar produtor eficiente

Beto Novaes/EM – 8/1/01

Produção de batata: safra mineira é de quase 1 milhão de toneladas anuais, movimentando R$ 450 milhões

Tornar o produtor de batata mais eficiente na administração da atividade, bem como no uso de tecnologias mais adequadas, na medida em que facilitará o acesso a dados e informações conjunturais, são os principais resultados esperados com a criação do Centro de Inteligência da Batata, que acaba de ser lançado pela Secretaria de Estado da Agricultura, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) e Ceasa

“Um dos grandes problemas dos produtores de batata hoje são os prejuízos causados pela falta de informação. Nós preparamos o solo e plantamos as sementes dispondo de poucas informações do mercado futuro. Mas agora, com a implantação do Centro de Inteligência da Batata, a bataticultura mineira deverá tomar novos rumos e os agricultores poderão planejar melhor a sua atividade,” afirma o presidente da Associação dos Bataticultores do Sul de Minas Gerais, com sede em Pouso Alegre, José Daniel Rodrigues Ribeiro. Ele chama atenção para as dificuldades enfrentadas pelos agricultores que chegam a perder boa parte da produção, muitas vezes para aguardar o melhor momento para oferecer o produto ao mercado.

A safra mineira de batata é 993,9 mil toneladas anuais, numa área cultivada de 36,8 mil hectares, sendo que as principais regiões produtoras são o Sul, que corresponde a 52,4% do total do estado, seguida do Alto Paranaíba, com 33,8%. De acordo com Rodrigues, a atividade gera cerca de 150 mil empregos diretos e outros 50 mil indiretos e movimenta aproximadamente R$ 450 milhões anuais. Desse total, 80% referem-se aos custos de implantação, como mão-de-obra, fertilizantes e defensivos agrícolas.

O CIB deverá apoiar a formação e o fortalecimento de equipes interessadas no estudo da cadeia da batata. “O novo centro vai desenvolver estudos e projetos para apoiar o trabalho dos produtores, no sentido de possibilitar-lhes condições para planejar sua atividade,” informa o secretário Marco Antonio Rodrigues da Cunha.

Como os outros centros de inteligência já implantados pelo governo de Minas – do leite, do milho, café – o CIB vai funcionar por meio de uma página eletrônica na internet, a ser permanentemente abastecida com dados, informações sobre custos de produção, boletins conjunturais e estatísticas sobre o produto.


Serviço

O acesso ao CIB pode ser feito pelo site www.cim-agro.com.br/cib

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.