A Costa do Marfim exportou 50,739 mil toneladas de café robusta nos primeiros cinco meses da safra 2007/08 – outubro de 2007 a fevereiro de 2008 – 30% a mais do que as exportações do mesmo período do ano anterior (39,042 mil toneladas), de acordo com dados oficiais publicados pelo Dow Jones Newswires. Os totais incluem os grãos equivalentes às exportações de café solúvel.
A Costa do Marfim produz cerca de 2% da produção global anual de café e é o segundo maior produtor de café da África, depois da Etiópia.
As exportações em fevereiro sofreram com a especulação dos compradores locais, que acumularam grãos esperando que os preços aumentassem e com o declínio na oferta à medida que a colheita de 2007/08 está prevista para cair 40%.
A estação de comercialização de café do país é de outubro a setembro e tem seu pico de janeiro a maio, durante a queda sazonal na colheita de cacau.
O aproveitamento dos estoques da estação passada foi relativamente grande, o que explica porque as exportações até agora na estação aumentaram com relação ao ano anterior, enquanto a colheita caiu.