Conselho da UTZ Certified fez sua reunião anual no Brasil

29/08/2011
 


Os membros do conselho da iniciativa de sustentabilidade Utz estiveram no Brasil para sua reunião anual. O evento, realizado regularmente na sede da organização na Holanda, ocorreu no Brasil nos dias 26 e 27 de agosto.
 
O grupo escolheu o Brasil para sediar sua reunião dada a posição de destaque que o país ocupa no mercado internacional de cafés e sua relevância como maior fornecedor mundial de cafés certificados Utz. Em 2010, cerca de 1 milhão de sacas de café com a certificação Utz foram exportados pelo Brasil.
 
Entre todos os cafés Utz comercializados no mundo, provenientes de 23 países produtores que adotam as boas práticas agrícolas e os critérios ambientais e sociais estabelecidas pela Utz Certified, 38% são do Brasil, 22% são do Vietnã e 18% são de Honduras.
 
O Brasil produz hoje o maior volume de cafés certificados do mundo; em verdade, o país é a maior fonte de cafés sustentáveis do planeta.
 
O mercado interno também começa a se conscientizar da importância da certificação; no ano passado aproximadamente 200.000 sacas de café certificado Utz foram comercializadas dentro do Brasil e utilizadas pela indústria para preparar cafés vendidos a consumidores brasileiros.
 
Juntamente com os membros do conselho do sistema Utz de sustentabilidade, também estavam no Brasil o diretor executivo da Utz, sua diretora comercial e uma das executivas de marketing e comunicação. Eles aproveitaram a semana no país para conhecer melhor o mercado de café e os hábitos de consumo da população. Em São Paulo, visitaram diversos pontos de venda de café como supermercados, padarias, cafeterias, lojas especializadas e restaurantes. Os representantes da Utz também estiveram na ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) e no CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café) para reuniões de trabalho. No interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, eles tiveram a oportunidade de visitar fazendas de pequeno e médio porte e conhecer instalações de processamento, benefício e armazenamento de café.
 
Entre as considerações feitas pelo conselho durante sua reunião está a necessidade de ampliar o sistema de suporte aos produtores brasileiros, tanto de Arábica quanto de Conilon, e de desenvolver mais marcas de café com a certificação Utz no mercado interno, similar ao que já vem sendo feito pelos cafés especiais. Lançado recentemente, o Café Pilão Origem é um exemplo de produto nacional que possui o selo Utz, um projeto decorrente de parceria da Sara Lee com a Utz e o Wal Mart.
 
Além de café, a Utz também trabalha com a certificação de cacau e chá, e realiza a rastreabilidade de óleo de palma africana (dendê), entre outros produtos. A Utz foi fundada em 1997 e hoje está presente em mais de 60 países ao redor do mundo.
 
Para mais informações sobre a Utz, favor acessar: www.utzcertified.org

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