Comitê Diretor de Promoção e Marketing do Café (CDPM/Café) se reune em Brasília

11 de novembro de 2010 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

O Comitê Diretor de Promoção e Marketing do Café (CDPM/Café) realizou uma reunião ontem em Brasília na qual o tema principal foi a participação dos \”Cafés do Brasil\” na 23ª Exposição Anual da Associação Norte-Americana de Cafés Especiais (23rd Annual SCAA Exposition), que ocorre entre 28 de abril e 1º de maio de 2011, em Houston, Texas, nos Estados Unidos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), Túlio Junqueira, a presença do Brasil está confirmada em um estande com 130 metros quadrados. \”É o momento de o Brasil avançar no mercado norte-americano\”, diz Junqueira, sobre o aumento da participação na área de cafés de alta qualidade.

Ele argumenta que a crise financeira não reduziu o consumo de cafés especiais nos Estados Unidos e que tradicionais fornecedores nesse segmento, como a Colômbia e países da América Central, não têm conseguido atender totalmente a demanda. \”Outros países não apresentam a qualidade e a quantidade oferecida pelo Brasil\”, defende o presidente da BSCA (sigla, em inglês, de `Brazil Specialty Coffee Association`).

Conforme Junqueira, o consumo anual nos Estados Unidos, o maior consumidor mundial, gira em torno de 22 milhões de sacas. \”Entre 15% e 20% desse mercado envolve cafés especiais\”, afirma. A produção brasileira de cafés finos é de 2 milhões de sacas por ano, informa a BSCA. São considerados, nessa classificação, critérios como aroma, bebida e paladar. A produção total de café do Brasil em 2010 é previst a em torno de 47,2 milhões de sacas, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A participação brasileira na `23rd Annual SCAA Exposition` será feita por meio de parceria entre agentes privados e do setor público, contando, por exemplo, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). Segundo Junqueira, este ano a feira homenageará o Brasil, criando um ambiente propício para negócios.

O lema da participação brasileira será \”One Country, Many Flavors\” (um só país, muitos sabores), e serão apresentadas no evento as regiões produtoras de cafés especiais no Brasil.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.