Comercialização de café no sul de MG está em 75% da safra 2008

Por: Agência Safras

29/04/2009 – A comercialização de café no sul de Minas Gerais manteve-se muito fraca ao longo do mês de abril. “Foi tão fraco de negócios o mês de abril que chegou a ser ridículo.” A análise parte de fonte da área de comercialização de uma cooperativa que atual no sul-mineiro. Segundo ele, de 75% a 76% da safra do sul-mineiro de 2008 foi negociada até agora.


De acordo com a fonte, os produtores seguem aguardando a liberação de recursos para a colheita e custeio. Ele lamenta que a colheita no sul de Minas Gerais deve começar de forma mais evidente em 15 de maio e até agora não chegaram financiamentos. “E isso é essencial este ano”, observa, comentando que o produtor tem altos custos com a colheita de uma safra menor (devido ao ciclo bienal), a mão-de-obra é escassa e cara, e os preços no mercado não estão remunerando a atividade.


O cafeicultor reduziu também as negociações aguardando por decisões de Brasília/DF. Além de aguardar normativos de renegociação de dívidas, os produtores esperam por uma definição em relação aos leilões de contratos de opção, que podem ocorrer nesta semana.


As vendas antecipadas da safra nova 2009, via CPR (Cédula de Produto Rural) e outros mecanismos, também seguem muito lentas. A estimativa é de que 19% da safra nova já tenha sido comprometida, avalia a fonte. O preço nesta quarta-feira está indicado entre R$ 246,00 a R$ 250,00 a saca para o café bica corrida.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.