Comercialização da safra nova no Brasil está em 7% a 8% da produção

Por: Agência Safras

08/04/2009 – A comercialização da safra nova de café no Brasil 2009, que começa a ser colhida agora a partir de abril/maio, está em torno de 7% a 8% da produção. A avaliação parte de SAFRAS & Mercado, em seu boletim semanal de análise.


“A idéia preliminar indica um comprometimento da safra 2009/10 ao redor de 3 a 3,2 milhões de sacas, o que corresponde a algo entre 7% a 8% da produção.


Em igual época do ano passado esse comprometimento já estava em torno de 20% da safra”, indica o analista de SAFRAS, Gil Barabach.


As negociações com safra nova seguem bem aquém de igual período do ano passado. Segundo Barabach, é normal nesses primeiros meses do ano um fluxo de venda antecipada bastante ativo, o que não está ocorrendo. “A menor safra colhida pelo Brasil em 2009 por si só já justificaria um arrefecimento no fluxo de venda antecipada. Além disso, o preço não tem ajudado, ficando bem abaixo do que o produtor considerava ideal”, avalia o analista de SAFRAS.


Além do problema de oferta restrita, também não há grande movimento por parte da demanda, segundo Barabach. Assim, compradores e vendedores seguem distantes e os negócios não evoluem. “A falta de dinheiro, de crédito e também de perspectiva mantêm os compradores na defensiva”, afirma o analista.


Em tempos de crise, mesmo com o risco de desabastecimento, a opção tem sido por trabalhar da “mão-para-boca”. As indústrias locais também encolheram o seu apetite e esse ano, ao contrário do passado, a procura externa por conillon é insignificante, comenta Barabach. “O resultado é que as negociações se arrastam”, conclui.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.