Na última terça-feira (18/05) Três Pontas foi sede, pela primeira vez, da assembleia do Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café – ConCafé.
Na última terça-feira (18/05) Três Pontas foi sede, pela primeira vez, da assembleia do Consórcio Público Para o Desenvolvimento do Café – ConCafé. O prefeito de Três Pontas, Marcelo Chaves, é o atual presidente do consórcio, que busca integrar, desenvolver e valorizar a cafeicultura da região Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais. O evento contou com a presença de prefeitos das cidades associadas, deputados federais e estaduais, e da Cocatrel, representada pelo Presidente Marco Valério Araújo Brito. A principal temática abordada foi a discussão das perspectivas futuras para o mercado de café. O evento também marcou o início da Expocafé 2021, a principal feira da cafeicultura no Brasil.
O consórcio que une os municípios da região Sul e Sudoeste busca dar mais voz aos produtores de café, para que suas demandas possam ser atendidas pelas autoridades legislativas federais. O presidente da Cocatrel, Marco Valério, destacou a importância da iniciativa do ConCafé, “estamos num mundo de muita divisão e esse encontro é um exemplo da união do técnico com o político e é o que faz a diferença para que o produtor tenha incentivo para investir cada vez mais no aprimoramento do café produzido. De forma remota, o presidente do Senado brasileiro, Rodrigo Pacheco (DEM), reafirmou o seu compromisso em levar para apreciação da casa projetos que visam beneficiar os agricultores.
A assembleia teve participação da atual diretora da Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, Vanusia Nogueira, que destacou pontos importantes para o futuro do mercado cafeeiro mundial. Para ela o consumo de café mudou de forma sensível durante a pandemia essa tendência pode ser duradoura. “A prática do home office, o fechamento de cafeterias e restaurantes aumentou ainda mais o consumo de café nos ambientes domésticos, o que elevou a qualidade e um boom de venda de cápsulas de café, que garantem consistência e padrão na bebida”. Outro apelo feito por Vanusia foi sobre a necessidade de educação dos cafeicultores principalmente na gestão das fazendas, “da mesma forma em que o produtor se preocupa com a qualidade final do café, ele deve priorizar uma gestão eficiente de seus recursos, o que garantiria, por exemplo, a rastreabilidade do café, agregando ainda mais valor ao grão.”
A Cocatrel também desempenha o importante papel de orientar os produtores em relação à gestão de seus negócios. Durante o evento, Marco Valério destacou que “a Cocatrel vem cumprindo sua missão de proporcionar soluções que tornem os cooperados cada vez mais competitivos, isso inclui os cursos de gestão e qualidade, as soluções financeiras, as orientações sobre o mercado de café e as cafeterias, que além de locais agradáveis, conectam produtores e consumidores, e os estimulas a conhecerem e o consumirem cafés de qualidade.
As participações dos Deputados Federais Diego Andrade (PSD) e Emidinho Madeira (PSB) e do Deputado Estadual Mário Henrique Caixa reafirmaram o compromisso dos parlamentares em dar atenção às pautas do ConCafé nos níveis federal e estadual. Para o presidente da Cocatrel, Marco Valério, a presença dos deputados teve grande importância para o evento. ‘’A capacidade do produtor aliada com a capacidade de ser representado no congresso só é possível graças à união e participação destes parlamentares em eventos como esse do ConCafé, o principal benefício é que a voz do produtor reverbere em Brasília e seja atendida.”