fonte: Cepea

CNC considera discutir importação de café da Colômbia

O governo volta a considerar a disucssão sobre a importação de cafés para compor os blends  
  


CNC considera discutir importação de café da Colômbia
 
O deputado Silas Brasileiro (PMDB/MG), presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), declarou que o setor encontra-se em estado de maturidade para discutir essa liberação.
 
A importação, assunto considerado tabu, não seria em grande volume, e seria necessária apenas para compor os blends na industrialização visando a exportação. O deputado ressalta que é extremamente necessário o controle absoluto dos grãos importados para evitar entrada de pragas e doenças.
 
Os cafeicultores brasileiros, por serem os maiores produtores do mundo, possuem dificuldade em aceitar a liberação dessa importação, mas Brasileiro destaca que ela seria importante para a balança comercial brasileira, uma vez que, por exemplo, a Nestlé está construíndo uma fábrica na Itália que, com a diversificação dos blends, poderia ser instalada no Brasil.
 
Essa importação, no entanto, seria temporária, pois o Brasil possui altitude e clima para produzir vários outros tipos de grãos para compor os blends diversificados.
 
José Gerardo Fontelles, secretário-executivo do Ministério da Agricultura e secretário interino de Produção e Agroenergia, acredita que o assunto deve ser tratado junto a todos os segmentos da cafeicultura, uma vez que a necessidade de importação poderia ser dispensada com as condições favoráveis para as variedades brasileiras.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.