Centro de Excelência do Café em Caratinga pretende elevar em 10% ao ano a produtividade dos cafezais do “café da montanha”

O Centro de Excelência do Café, no distrito de Santa Luzia, vai ter área coberta de 1.122 m², oito secadores horizontais, dois conjuntos de lavadores, descascadores e despolpadores, além de terreiro de 10 mil m², além de sala de provas completa.


A estrutura física e a capacitação profissional vão permitir a melhoria da qualidade de 80% do café ofertado ao mercado pelos produtores da comunidade; a elevação, em 10% ao ano, da produtividade dos cafezais, nos cinco primeiros anos do projeto, e a redução dos custos de produção em até 40% em relação aos valores atuais.


O presidente da Fundação Banco do Brasil, Jacques Pena, lembra que, antes do início das atividades, dez pessoas serão treinadas para o trabalho especializado com café e que faz parte do projeto a elevação do preço de comercialização do produto, dos atuais R$ 230,00 por saca, em média, para, até R$ 320,00 por saca, no mercado externo.


Caratinga possui contingente significativo de produtores do “café da montanha”. E o setor vive difícil realidade: queda dos preços; elevação nos custos de produção; redução da mão-de-obra, fatores que vêm tornando a atividade inviável economicamente.


Se a conjuntura é difícil, para o pequeno cafeicultor a situação torna-se dramática. Por falta de estrutura para o beneficiamento do café, eles têm que entregar a produção a atravessadores, recebendo pelo produto, quase sempre, preços que mal cobrem a produção.


Com a implantação do Centro de Excelência do Café, os pequenos produtores do Distrito de Santa Luzia vão contar com os benefícios de uma unidade de processamento atualizada tecnologicamente. Assim, vão poder ofertar ao mercado produto de melhor qualidade e com maior valor agregado.


Serviço


Lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência do Café
Data: 31 de julho de 2009
Hora: 14h
Local: Córrego do Cruzeiro, Distrito de Santa Luzia, Caratinga

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.