Cecafé apresenta à ANTAQ documentos que confirmam atrasos de navios para exportação

Agência enaltece informações recebidas, que comprovam custos adicionais aos exportadores de café, e estudará medidas para mitigar entraves

O Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e representantes de entidades do agronegócio e usuários de portos participaram, no dia 18 de abril, em Brasília (DF), de reunião da Agenda Positiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), para tratar dos atrasos recorrentes de navios nas exportações, que estão adicionando custos elevados de detentions e armazenagens adicionais aos embarques.

No encontro, o diretor técnico da entidade, Eduardo Heron, fez considerações sobre os diversos desafios decorrentes dos atrasos de navios e de seus impactos no planejamento logístico e na elevação das despesas marítimas e portuárias na exportação de café, especialmente focando os indicadores do Porto de Santos (SP), principal exportador do produto.

Ele também explanou sobre o Boletim Detention Zero (DTZ), ferramenta desenvolvida pela startup de tecnologia no segmento logístico ElloX Digital, em parceria com o Cecafé, que o Conselho utiliza para a captação dessas informações.

“Nossa intenção foi mostrar os impactos que esses atrasos de navios estão causando nas exportações de café e os consequentes reflexos aos exportadores brasileiros, como, por exemplo, gastos elevados e imprevistos de pré-stacking, armazenagem adicional, detentions e gate antecipado, onerando ainda mais os processos de embarques”, explica Heron.

Presente no encontro, Lucas Moreno, CEO da ElloX Digital, detalhou a metodologia e a forma de captura dos dados do Boletim DTZ, que apura o índice de alteração de escalas e atrasos de navios com café nos portos brasileiros, além de apresentar o histórico dessas informações.

“A ANTAQ enalteceu os detalhes, a qualidade e o histórico das informações apresentados e, diante dos documentos entregues, contendo dados sobre alterações frequentes de ETA (Estimated Time of Arrival) dos navios, deadline de carga e o menor tempo de abertura de gates, que comprovam adição de custos aos exportadores de café devido aos atrasos com as embarcações, comprometeu-se a analisar, internamente, todas informações e dados para tentar encontrar uma forma de mitigar esses entraves”, conclui Heron.

Além dele, o Cecafé também foi representado pelo coordenador técnico do Comitê Logístico da entidade, Hamilton Sá, no encontro com a ANTAQ. A reunião contou, ainda, com a participação das Associações de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA) e dos Usuários dos Portos, de Transporte e da Logística (Logística Brasil), além da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros). O próximo compromisso da Agenda Positiva está previsto para o dia 25 de junho.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.