Cartografia virtual permite emcontrar online um café proximo de onde você está

Por: 26/03/2007 10:03:53 - Jornal do Commércio - RJ

Cartografia virtual transforma a informação
26/03/2007 10:03:53 – Jornal do Commércio – RJ
Serviço permite encontrar online informações práticas
DA AGÊNCIA FRANCE PRESSE


 


A disponibilização via internet de mapas de satélites mudou consideravelmente o tratamento e a apresentação das informações, segundo especialistas reunidos no festival South by Southwest, realizado em Austin, Texas, sul dos Estados Unidos. Com o exemplo do Google Maps, estes serviços mostram ser uma ótima ferramenta de apresentação de dados e um número considerável de sites da internet utilizam o serviço de forma integrada com outros de imagens, texto, busca, sons e vídeo.


O Google Maps é muito utilizado para encontrar online informações práticas como o café mais próximo, o restaurante mais concorrido ou o posto de abastecimento que vende a gasolina mais cara.


Um site integrado do New York Times combina, por exemplo, atualidade e localização geográfica dos acontecimentos. O site biblemap.org localiza os locais do Oriente Médio citados na Bíblia.


“Cada vez mais observamos os internautas colocando conteúdo online, servindo-se do Google como uma ferramenta básica”, afirma John Hanke, um dos responsáveis pelo Google Earth.


Todos os tipos de dados são suscetíveis de serem representados sobre um mapa. Assim, o site oiftalk.com mostra os lugares dos confrontos no Iraque. O Csapscores.org contém todos os resultados dos exames de aptidão das escolas primárias do estado americano do Colorado (oeste). O site ChicagoCrime.org proporciona uma visualização espacial de crimes e delitos cometidos em Chicago (Illinois, norte). As estatísticas são obtidas dos arquivos policiais.


Problemas. Representar especialmente e tornar acessíveis as estatísticas sócio-demográficas também gera alguns problemas, destaca Marshall Kirkpatrick, encarregado do conteúdo online do Splashcast Media: “Permitir que uma pessoa conheça a taxa de crimes e delitos cometidos em sua vizinhança vai aumentar o fenômeno da segregação segundo critérios de classes e étnicos”.


Esta não é a opinião de Daniel Dubno, jornalista produtor especializado em novas tecnologias da CBS News, para quem a disponibilização online deste tipo de mapas tem apenas efeitos positivos: “As autoridades policiais são induzidas a ir aos lugares onde a taxa de criminalidade é elevada e a obter resultados, já que a população tem acesso fácil a estas informações e pode exigir que seus representantes eleitos tomem uma atitude. Isto funciona também para outros tipos de problemas urbanos”.


Celular. Além deste aspecto, os expositores na feira mencionam as oportunidades de um serviço acessível a partir de um telefone celular. Dentro de alguns anos, os proprietários de telefones celulares negociarão diretamente os serviços e os produtos desejam comprar, previu Dubno.


“Vamos imaginar que estou em um determinado lugar e que desejo beber um café. Meu telefone celular não permitirá somente localizar onde estão os bares vizinhos, como também negociar o preço do café em cada um dos bares. Eu coloco minhas preferências: um café com leite adoçado, e ele enviará esta informação a diferentes lugares que responderão qual é o preço para este tipo de serviço”.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.