CAFETERIA – Feira do Empreendedor auxilia quem pretende abrir um negócio

12 de outubro de 2009 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: 10/10/2009 20:10:10 - A Tarde Online - BA

Com os ânimos mais calmos após a turbulência da crise financeira mundial, este é o momento certo para empreender. “O Brasil conseguiu arrefecer os impactos da crise em função do mercado interno e por isso estamos observando o crescimento de diversos setores da economia”, explica a responsável pela rede de atendimento empresarial do Sebrae, Isabel Ribeiro. De acordo a Junta Comercial do Estado da Bahia, foram abertas 22.542 novas empresas na Bahia só no primeiro semestre do ano.


Segundo Isabel, pequenas empresas de comércio e serviços que surgirem agora têm grandes chances de dar certo, mesmo com um capital inicial reduzido e pouca mão-de-obra. A aposta da especialista é nas empresas que ofereçam prestação de serviços, disponibilizando mão-de-obra em quantidade para, por exemplo,  obras da construção civil, mineração e agroexportação. “Toda crise gera oportunidade. É preciso estar atento e observar as brechas do mercado”, explica Isabel, que também prevê crescimento em prestação de serviços para a terceira idade, alimentação para operários da construção civil e qualificação para funcionários do setor turístico.


Voltada para quem pretende embarcar nesta aventura de abrir uma pequena empresa, a Feira do Empreendedor, maior evento de promoção do empreendedorismo do Estado, acontece de 15 a 18 de outubro, no Centro de Convenções, onde vai contar com 233 estandes.


O visitante que chegar à Feira do Empreendedor com o propósito de ter uma ideia que atenda a seu desejo de abrir um negócio ou de ampliar algum já existente vai encontrar diversas opções. Foi este o caso de Adauto Neto, que participou da última edição da feira na cidade e saiu de lá decidido a montar um empreendimento.

“A feira me ajudou a notar que havia espaço para minha ideia no mercado”, explica Adaulto, que, ao perceber o crescimento da exportação dos chamados cafés gourmet –  bebida refinada com grãos selecionados –, decidiu criar a marca Grão da Chapada e junto com ela, uma cafeteria. Hoje, a empresa fornece café para cerca de 50 compradores no Estado.


Foco nos jovens


O Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial em termos de participação de jovens empreendedores. Entre os mais de 14 milhões de brasileiros que se dedicam a criar e gerir negócios próprios, 25% são jovens entre 18 e 24 anos. Os dados são da maior pesquisa mundial da atividade empreendedora, realizada em 2008 pelo Global Entrepreneurship Monitor.


Na prática, a Feira do Empreendedor pretende mostrar a veracidade desses dados. Segundo a coordenadora do evento, Adriana Moura, o jovem será um dos públicos-alvo. “Ao sair da universidade, muitas vezes, o jovem não encontra perspectiva de abertura do mercado de trabalho e encontra na empresa própria uma oportunidade para desenvolver seu empreendedorismo”, explica Adriana.
 
A recém-formada em Administração, Emanuela Tosta, vai vistar a feira e vê o evento como uma oportunidade para tirar dúvidas, pesquisar e ter ideias inovadoras. “Nós, recém-graduados, ouvimos muito falar sobre ser empreendedor e prever tendências, mas sempre há aquela dúvida: será que estou fazendo certo?”, acredita Emanuela, que se interessa pelo ramo hoteleiro e estuda abrir um negócio neste setor futuramente.


Nem mesmo saíram da universidade, três alunos da Unifacs já serão expositores na Feira do Empreendedor. Os estudantes Marcos Belmiro, Leonardo Costa e Diogo Tadashi,  do quarto semestre do curso de engenharia mecatrônica e membros do Grupo de Robótica Aplicada da Bahia desenvolveram o PIC, um robô de inspeção tubular. Trata-se de um protótipo cilíndrico que entra em tubulações de gás e petróleo para verificar problemas e rachadura, marcando o local exato da intervenção.
O projeto, construído com apoio da universidade e de empresas de software e engenharia, ainda precisa de investimento, já que os criadores pensam em desenvolver melhorias no protótipo. “Vamos apresentar o produto para divulgar o projeto e conseguir mais investimento, além de vender o serviço de aluguel do robô para os interessados”, explica Diogo.


Para introduzir a importância estratégica de aderir às novas tecnologias como esta, a feira  vai disponibilizar um setor especialmente voltado para a inovação em pequenas empresas. O objetivo é apresentar as inovações acessíveis e que representem uma melhoria considerável na competitividade dos pequenos negócios.

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