Acerte sempre
Depois de escolher um grão de qualidade é preciso tomar alguns cuidados para garantir que todas as características do café sejam preservadas.
Por que moer na hora?
O ideal é que o café seja extraído até 30 minutos depois da moagem. O contato com o oxigênio faz com que o pó ganhe cafeína e perca aroma. Se não tiver um moedor em casa, escolha os grãos e veja eles serem moídos na cafeteria.
Se armazenar for preciso
O aroma e o sabor do café podem ser conservados por pelo menos 15 dias se o pó for acondicionado em potes fechados hermeticamente e deixados em um local fresco e escuro. Uma dica é manter o café na geladeira.
Água na temperatura certa
Coar o café com água fervendo queima e altera o sabor da bebida. A temperatura ideal é de 90 a 95 graus C. O ponto certo é quando a água está prestes a entrar em ebulição (com pequenas bolhas no fundo do recipiente). Se a água ferver, espere dois minutos antes de usá-la.
Experimente sem açúcar
O açúcar altera o sabor da bebida. Para especialistas, adoçar o café, principalmente o espresso, é considerado uma heresia. Cafés especiais são naturalmente aromáticos.
Esqueça a garrafa térmica
Café é feito para ser tomado logo em seguida. A bebida oxida muito facilmente e o sabor se altera em pouco tempo. Requentar, então, nem pensar.
Fontes: Paulo Ricardo Kasai, barista do Kassai Café; Mabell Nunes, barista do Café do Ponto; Rute Kostiuk, barista do HooCafé. Publicado na Gazeta do Povo