Para brindar a chegada do inverno em grande estilo, o Café do Centro – maior torrefadora de grãos gourmet e especiais do país – sugere três receitas inéditas, que utilizam o café, bebida consumida por nove entre dez brasileiros como base. Com a chegada desta estação, que geralmente tem baixas temperaturas e clima chuvoso, apreciar bebidas que trazem ingredientes licorosos, chocolates, mel e leite, dão uma sensação térmica agradável, além de oferecer ao paladar sabores inusitados, por meio de combinações harmônicas e convidativas.
O diretor do Café do Centro, Rodrigo Branco Peres, ressalta que nesta época do ano, há um aumento significativo no consumo destas bebidas, em especial, do café. “Em praticamente todas as bebidas quentes, que são ideais para o inverno, o café é o ingrediente principal, um dos mais utilizados. Sendo assim, a venda do produto nesse período, costuma ter alta de 30%. Já as vendas de bebidas quentes mais do que dobram”, comenta.
O café é a bebida mais consumida no País, atrás apenas da água, e a frente de refrigerantes e do leite. Tradicional entre os brasileiros, hoje já deixou de ser um simples complemento da refeição e ter como combinação apenas um ingrediente, e segue conquistando cada vez mais o paladar.
Receitinhas especiais com café
CAFÉ MISCELÂNEA
Ingredientes:
40 ml de calda de chocolate ou ganache
40 ml de licor de avelã
50 ml de café bem forte
150 ml (em média) de leite quente ou vaporizado
Ganache:
150 g de chocolate meio amargo derretido em banho maria
150 g de creme de leite fresco
Preparo:
Prepare o café, o leite e reserve. Aqueça a taça com água quente. A decoração da borda da taça é uma crosta com confeitos de chocolate, molhe metade da borda da taça na calda de chocolate e depois passe a borda suavemente nos confeitos (mini bolinhas). Coloque a calda de chocolate no fundo da taça, adicione o licor de avelã, o café e o leite. Sirva com auxilio de uma colher.
CAFÉ INVERNO
Ingredientes:
40 ml de mel
40 ml de conhaque
80 ml de café bem forte
Para decorar, chantilly e 01 folha de hortelã
Preparo:
Prepare o café e reserve. Aqueça a taça com água quente. Coloque o mel no fundo da taça, adicione o café e em seguida faça uma flor de chantilly no canto da taça. Coloque a folha de hortelã por cima e sirva com auxilio de uma colher.
CAFÉ ANIS
Ingredientes:
01 flor de anis estrelado
30 ml de licor de anis
50 ml de café bem forte
150 ml (em média) de leite quente ou vaporizado
Preparo:
Prepare o café, o leite e separe. Aqueça a taça com água quente. Adicione o licor, o café e complete a taça com o leite, decore com uma flor de anis estrelado.
Dicas para deixar seu café mais gostoso
• No preparo caseiro utilize uma cremeira, utensílio que deixará o leite muito mais cremoso;
• Guarde sempre o café na geladeira em recipiente bem lacrado, assim preservará seu sabor por mais tempo;
• Em casa, nunca ferva a água para preparar seu café, assim que abrir fervura, ela está no ponto correto e não queimará o pó, deixando a bebida mais saborosa;
• Sempre prepare a bebida para a ocasião e sem açúcar, dessa maneira o café será sempre fresco evitando a fermentação do açúcar na garrafa térmica;
• O café expresso é preparado sob pressão, e rapidamente, em média num tempo de 25 segundos, por isso seu sabor é bem concentrado, diferente do que fazemos em casa;
Café do Centro
O Café do Centro é uma das principais torrefadoras de Café Gourmet e Especial do país, que começou os negócios em São Paulo em 1916, quando a marca pertencia à família Nahum. Em 1995 o Grupo de agronegócios Branco Peres adquiriu a marca e iniciou o processo de expansão e gestão do negócio.
Além do café gourmet, a empresa é a única do Brasil a disponibilizar todos os grãos de origem arábica – um tipo mais requintado, com blends diferenciados – de seis regiões diferentes do Brasil: Mogiana, Paraná, Bahia, Cerrado Mineiro, Espírito Santo e Sul de Minas. Com uma cartela de cerca de 3.000 clientes, o Café do Centro atua no fornecimento de cafés para restaurantes, bistrôs, cafeterias, bares, etc. Está presente em lugares sofisticados, como Due Coucchi, Le Caserole e KAÁ. Redação Bonde
|